MEMBRO   FENPROF | CGTP

  spn.pt  |  Revista  |  Superior  |  WebMail  |  Reuniões  |  Vencimentos  |  Protocolos  |  Contactos
  
SPN    Superior    Arquivo    Avaliação: uma cultura, um instrumento de gestão ou uma arma política?
Imprimir
Abrir como PDF

Partilhar:

|


MENU

FENPROF.pt/superior
 
SUPNOTÍCIAS

EDIÇÃO DE ABRIL 2013 | MENSAL
versão PDF | ler online

edições anteriores
março 2013 PDF online
fevereiro 2012 PDF online
dezembro 2012 PDF online
novembro 2012 PDF online
setembro 2012 PDF online
julho 2012 PDF
online
junho 2012 PDF online
maio 2012 PDF online
abril 2012 PDF online
março 2012 PDF online
fevereiro 2012 PDF online

 


Avaliação: uma cultura, um instrumento de gestão ou uma arma política?

O Departamento de Ensino Superior do Sindicato dos Professores do Norte tem a honra de o convidar a participar no debate que vai promover no Porto, no dia 6 de Junho (4ª feira) às 14,30 horas, subordinado ao tema:

 

 

Avaliação: uma cultura, um instrumento de gestão ou uma arma política?

 

 

Neste debate, que terá lugar no Anfiteatro 2 das instalações da FCUP na R. do Campo Alegre 1021/1055 (junto ao Jardim Botânico), procurar-se-á abordar a problemática da avaliação, encarada tanto no plano institucional como no do desempenho dos docentes.

 

Contaremos com intervenções convidadas de:

 

- Isabel Menezes

 

Isabel Menezes é professora associada do grupo de Ciências da Educação da FPCE-UP e investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, onde tem dirigido projectos de investigação no domínio da Psicologia Política e Cidadania. Esteve envolvida na avaliação da faculdade e na construção do inquérito aos alunos que vai ser utilizado em toda a Universidade do Porto no próximo ano lectivo.

 

-  Joana Palha

 

Joana Palha é professora associada da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e investigadora do Instituto de Ciências da Vida e Saúde. Integra um projecto inovador na Medicina que surge orientado por uma perspectiva integrada bio-psico-social. Abordará a avaliação do desempenho docente como um requisito imprescindível para assegurar a qualidade e dinâmica das Universidades. Tendo em conta a natureza da sua missão, analisará critérios de avaliação do desempenho dos docentes que abrangem as vertentes de docência, investigação e gestão/interacção com a comunidade.

- Licínio Lima

Licínio Lima é professor catedrático do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, do I.E.P. da Universidade do Minho. É director do Curso de Mestrado Organizações Educativas e Administração Educacional. Foi membro da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação e é Coordenador de projectos de investigação sobre Investigação Avaliativa e Administração do Sistema Educativo e das Escolas.

- Maria Antónia Carravilla

 

Maria Antónia Carravilla é professora auxiliar do DEEC da FEUP e investigadora do Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (INESC Porto). Participou numa muito interessante experiência de benchmarking internacional da FEUP e integrou o grupo do INESC que produziu em 2006 um estudo encomendado pelo Ministério da Educação para propor os modelos de auto-avaliação e de avaliação externa dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, e para definir os procedimentos e condições necessários à sua generalização.

 

 

Departamento de Ensino Superior

do Sindicato dos Professores do Norte