Comemorações do 1.º Maio - participação do SPN

Partilha

2 de maio de 2018
Comemorações do 1.º Maio - participação do SPN

| ver reportagem fotográfica de HB |


26 de abril de 2018

1.º de Maio, dia de luta dos docentes e investigadores

Caro/a Colega,

Na fase que atravessamos, vai ser decisivo que os docentes manifestem o justo desagrado pelas posições que têm vindo a ser assumidas pelo Governo, em particular, pelo Ministério da Educação (ME). Tempo de serviço, aposentação, horários e outras condições de trabalho, precariedade laboral, são áreas cruciais para os professores e educadores, mas o Governo e o ME esquivam-se a dar respostas ou tentam impor medidas completamente inaceitáveis. É respeito pela profissão que também nos cumpre exigir!

Temos de aproveitar as oportunidades para expressar publicamente o desagrado. Há que tornar inequívoco o descontentamento. Se o fizermos, estaremos a pressionar outra atuação e outra postura do Governo/ME.

No 1.º de Maio, dia de luta de todos os trabalhadores, os professores e educadores devem marcar presença de forma inequívoca! Será uma forte mensagem, enviada a quem governa, da determinação que os docentes estão a pôr está num processo de luta que está em crescendo e que vai ter nova jornada no dia 19, com a Manifestação Nacional. Não podemos regatear esforços: se queremos resultados, vamos ter de aproveitar todas as oportunidades. O 1.º de Maio é a próxima.

Este apelo à participação no 1.º de Maio dirigem-se, por inteiro, também aos professores do ensino superior e aos investigadores. Veja-se o que está a suceder, em geral, quanto à (não) resolução da precariedade laboral nesses setores e, em particular, o que está a ser o embuste da regularização de vínculos precários (PREVPAP); veja-se, também, os protelamentos no âmbito do chamado emprego científico; veja-se o que sucede com o descongelamento das carreiras; vejam-se, ainda, outros problemas, cuja solução parecia politicamente garantida, mas que nunca mais vê a luz do dia, como acontece, por exemplo, com os leitores das universidades…

O 1.º de Maio decorre sob a consigna VALORIZAR OS TRABALHADORES. É isto que também exigimos!

O 1.º de Maio é dia de luta de todos os trabalhadores, é dia de luta de todos os docentes e investigadores!

Participa!

O Secretariado Nacional

DISTRITO / CONCELHO

LOCAL

Guimarães 

 Largo do Toural

Aveiro

Largo da Estação

Viana do Castelo

Praça da República

Porto

Avenida dos Aliados

Todos os locais


18 de abril de 2018

Comemorações populares do 25 de Abril - participação do SPN


Ver reportagem fotográfica de HB

ROSTOS POR ABRIL

Parte I   Parte II  |  Parte III


 

 

 

DISTRITO / CONCELHO

LOCAL

Braga 

Avenida Central

S. João da Madeira

vários locais

Viana do Castelo 

Praça da República

Porto 

Rua do Heroísmo (Ex-PIDE)

 



 

Anexos

comemoracoes-1maio-2018 Porto SJ Madeira viana_castelo Viana Castelo1 Viana Castelo2