Comissões de Contratados reuniram no dia 28 de março

Partilha

20 de março de 2018

Comissões de Contratados reúnem a 28 de março

A Fenprof vai realizar uma reunião nacional de Comissões de Contratados e Desempregados, em 28 de março (quinta-feira), às 10h00, na sua sede, em Lisboa.

Terá como tema enquadrador o “envolvimento dos docentes contratados ou desempregados na ação e na luta (geral e por questões mais específicas); perspetivas e propostas para incrementar esse envolvimento”. As matérias em discussão serão as que resultarem das preocupações das referidas Comissões, assim como da apresentação de propostas para este envolvimento. Algumas questões, porque óbvias, estão desde já agendadas e constarão necessariamente da ordem de trabalhos, como por exemplo:

  • Vinculação e combate à precariedade (o concurso extraordinário e a “norma travão”);
  • Retribuição salarial dos docentes contratados (art.º 43.º do decreto-lei dos concursos);
  • Revisão das normas dos concursos.

A data, por coincidir com a Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora (promovida InterJovem/CGTP), permite que os educadores e professores contratados e desempregados nela participem conjuntamente com outros jovens trabalhadores, levando o protesto contra a precariedade laboral para a ‘rua’. Ora, tendo em conta a dimensão da precariedade na profissão docente, aqui fica o apelo à participação nesta manifestação!