Data-limite para a recolha - 30 de abril

Partilha

19 de fevereiro de 2018

Inquérito nacional sobre condições de vida e trabalho na educação

Extratos dos dois momentos da intervenção de Raquel Varela
no Seminário "Degaste Profissional dos professores: síndrome de burnout" (Vila Real)

O APELO DE RAQUEL VARELA

"Aos professores: faço aqui um apelo em nome de toda a equipa que coordeno do estudo das condições de trabalho e vida dos professores, realizado em parceria entre a FCSH e a Fenprof que respondam ao inquérito que chegou às escolas esta semana e pretende ser respondido por 40 mil professores naquele que será um dos maiores estudos de trabalho docente realizado até hoje, mesmo a nível internacional. Por isso apelo para que respondam, sendo que o anonimato dos resultados públicos está completamente assegurado. Sejam ou não sindicalizados, de qualquer área ou ano/turmas etc, público ou privado. Obrigada."

Facebook

Seminário de Vila Real

Mais de 170 educadores e professores disseram presente na manhã daquele sábado (17 de fevereiro) para ouvir Raquel Varela (investigadora da FCSH da Universidade Nova) e Mário Nogueira (secretário-geral da Fenprof) a respeito do inquérito sobre o desgaste na profissão docente que constitui, hoje, motivo de grande preocupação dos professores, em particular, e da sociedade portuguesa, em geral.

Conhecem-se diversos estudos sobre os efeitos psicológicos resultantes do exercício continuado da profissão, do excessivo número de horas de trabalho e da excessiva carga extraletiva, mas a Fenprof quer aprofundar o estudo do problema, num momento em que o assunto entrou, finalmente, na agenda de discussão com o Ministério da Educação.

Nesse sentido, em conjunto com uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, vai ser desenvolvido o maior e mais completo estudo sobre o problema, cujos resultados permitirão olhar o interior da profissão para melhor se perceber de que forma a atual situação afeta, profissionalmente, os docentes e também a vida das escolas.

Entre fevereiro e junho, decorrerão as diferentes fases deste estudo que será feito a partir de milhares de inquéritos a recolher nos estabelecimentos de educação e ensino. Nesta primeira fase, entre 19 e 29 de março o SPN empenhar-se-á na recolha dos inquéritos em todos, sublinha-se todos, os agrupamentos e escolas não agrupadas, pelo que aqui fica o mais veemente apelo à participação dos educadores e professores.

(ver reportagem fotográfica de HB)


1 de fevereiro de 2018

Apresentação do inquérito sobre condições de vida e trabalho na educação

Em parceria, a Fenprof e a equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa vão fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes. Os objetivos, procedimentos e iniciativas previstas no âmbito deste estudo foram apresentados por Raquel Varela e Mário Nogueira no dia 31 de janeiro, na Biblioteca da Escola Secundária de Camões.