SPN condena atuação da polícia contra alunos de E.S. Alberto Sampaio (Braga)

O Sindicato dos Professores do Norte condena veementemente a actuação da PSP, hoje, em Braga, contra alunos da Escola Secundária Alberto Sampaio que se manifestavam esta manhã contra a criação de mega agrupamentos, fechando os portões da escola.

Ao que tudo indica, os portões da Escola Secundária Alberto Sampaio apareceram hoje fechados a cadeado, tendo os alunos colocado faixas pretas nas grades e formado um cordão humano frente ao portão principal, numa atitude, legítima, de contestação à imposição de mega-agrupamentos.

Considera o Sindicato dos Professores do Norte que enviar polícia de Intervenção, de forma ostensiva, contra alunos que, pacificamente, se manifestavam contra medidas que vão prejudicar claramente a escola pública que frequentam, é assumir uma posição de autoritarismo e de não respeito pelo direito à indignação, agravando esta situação o facto de a intervenção da polícia ter implicado também o recurso a gás pimenta, o que levou à hospitalização de três alunos.

O Sindicato dos Professores do Norte considera ainda que devem ser levadas a cabo todas as diligências para apuramento de responsabilidades no sucedido.

 

Braga, 18 de janeiro de 2013

 

‘A Direção Distrital de Braga do SPN

 

Partilha