SPN esteve nos Centros de Emprego

Partilha

1 de setembro de 2014

No dia 1 de setembro, 2.ª feira, tal como tinha sido anunciado, realizam-se ações de apoio aos professores desempregados que, a partir desse dia, se deslocarão aos Centros de Emprego para requererem o pagamento de Subsídio de Desemprego.

Apesar de algumas das indicações que os docentes receberam e que apontavam para a possibilidade da fomalidade poder ser concretizada por via electrónica, foram muitos os docentes que em Vila Nova de Gaia, em Braga e em Bragança se deslocaram aos Centros de Emprego.

Mais uma vez o Ministério não concretizou a colocação de professores antes do primeiro dia útil do no ano escola e, também por isso, está comprometida uma parte importante de organização do ano letivo.

Os dirigentes do SPN estiveram presentes para apoiar os professores desempregados, mostrar toda  a solidariedade para com a situação e, claro para esclarecer a opinião pública sobre as medidas que o governo/MEC implementou nos últimos três anos e que levaram a que tenham sido suprimidos mais de 40.000 horários de trabalho. Medidas como o aumento do número de alunos por turma, a redução de horas para apoios ou até a supressão de algumas disciplinas resultaram num despedimento colectivo gigantesco que, manifestamente coloca em causa a Escola Pública.