40 anos — Assédio moral em debate em SJ Madeira

13 de outubro de 2022

No âmbito do 40.º Aniversário do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), a Direção Distrital de Aveiro (Norte) realizou o primeiro de oito debates temáticos — Assédio Moral no Local de Trabalho. Aconteceu no dia 12 de outubro, no Museu da Chapelaria (São João da Madeira)

 

O debate contou com a presença de Francisco Gonçalves (secretário-geral adjunto da Fenprof) e Rui Assis (advogado do SPN), cumprindo, desta forma, uma dupla condição: i) reunião de Direção Distrital (aberta a delegados sindicais e a professores) e ii) debate temático.

No que toca à vertente sindical, participaram 25 docentes e constou da abordagem de vários assuntos, como a falta de professores, concursos, orçamento do Estado, ação reivindicativa, greve ao sobretrabalho e outros. O debate, participado, acrescentou outros problemas vividos nas escolas, nomeadamente, as ilegalidades dos horários, a avaliação do desempenho, as vagas da progressão e da vinculação...

O debate temático sobre o assédio precisou a ideia de abuso recorrente e discriminatório, cometido em relações de poder e de trabalho e salientou a responsabilidade e a importância da ação sindical enquanto equalizadora dessa relação, que é desigual e potencialmente provocadora de estados de fragilidade, isolamento, humilhação… Durante a discussão, ressurgiu a avaliação do desempenho e a progressão na carreira enquanto contextos propícios a situações de assédio laboral.

O 2.º debate, promovido pela Direção Distrital de Aveiro (Norte), acontecerá no dia 15 de novembro, no concelho de Santa Maria da Feira e tem como tema “Ser professor… No Sistema Educativo… No Ensino Particular e Cooperativo”. O tema instiga acertos de precisão que rodeiam a condição de professor e o conceito de Sistema Educativo.

  



3 de outubro de 2022

40 anos — SPN/SJ Madeira discute assédio moral (12/out)

Anexos

40 anos — DD Aveiro n.º 1

Partilha