Ensino Profissional - Encontro Nacional de Professores

Partilha

Sindicato dos Professores do Norte / FENPROF

Valorizar o Presente, Construir o Futuro

ENSINO PROFISSIONAL
Encontro Nacional de Professores

25 de Janeiro de 2002
ISEP- Porto

?As políticas educativas seguidas pelos vários Governos ao longo dos últimos anos, geradoras de um quadro de forte desconfiança e descrédito em relação ao ensino profissional,(?)o que, aliado a razões de ordem histórica, social e cultural, faz com que este continue a ser considerado, por uma larga camada da sociedade, como um ensino de menor ?estatuto? e socialmente desvalorizado?.(?)

?É necessário dar o salto qualitativo para uma dinâmica de valorização e dignificação do ensino profissional, corrigindo e combatendo as suas fragilidades e consolidando as suas potencialidades, nomeadamente tendo em conta a evolução da actual perspectiva em termos de formação?.(VII Congresso Nacional da FENPROF, Março de 2001)

A FENPROF vai realizar em Janeiro um Encontro Nacional sobre o Ensino Profissional, aberto a todos os interessados, mas dirigido particularmente aos directamente implicados neste subsistema de ensino.

Esta iniciativa surge num momento particularmente alto do debate em torno do que deverão ser as políticas educativas para o ensino pós-básico no nosso país, tendo em conta uma realidade emergente cada vez mais marcada quer pelo domínio de competências nas áreas do saber e, principalmente do saber-fazer, quer pela necessidade de uma especialização profissional com vista à integração na vida activa.

Partindo de uma realidade concreta que não pode ser ignorada, o modelo das escolas profissionais e o papel que têm desempenhado em termos de desenvolvimento do ensino profissional no nosso país, o debate centrar-se-á essencialmente sobre o futuro: que caminho(s) trilhar, que opções em termos de política educativa, que recursos, quer a nível humano, quer financeiro?

São estes os desafios que procuraremos lançar como ?pontapé de saída? para o início de um debate mais amplo e alargado que entendemos ser urgente e necessário fazer em torno das questões do ensino profissional e no qual a participação de todos é imprescindível.

ENSINO PROFISSIONAL:

VALORIZAR O PRESENTE, CONSTRUIR O FUTURO

25 de Janeiro de 2002
Auditório do ISEP

PROGRAMA

10h00 ? Recepção aos participantes e entrega de documentação

10h30 ? Sessão de Abertura
Abel Macedo ? Coordenador do SPN, membro do SN da FENPROF

10h45 ? 1º Painel: ? Ensino Profissional ? Que identidade? ?
Almiro Lopes ? Director Pedagógico da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça; membro do grupo de trabalho do Ensino Profissional da FENPROF

Fátima Antunes ? Docente na Universidade do Minho

11h45 ? Debate

12h30 ? Almoço

14h30 ? 2º Painel: ? Ensino profissional ? Que futuro?"

Manuel Pisco ? Presidente da Assembleia Geral da ANESPO
Manuel Carvalho da Silva ? Secretário-Geral da CGTP-IN

15h30 ? Debate

16h30 ? Intervalo

16h45 ? 3º Painel: ? Contrato Colectivo de Trabalho para as Escolas Profissionais ?
Anabela Sotaia ? Membro do grupo de trabalho do Ensino Profissional e do SN da FENPROF

17h15 ? Debate

18h00 ? Sessão de Encerramento
Paulo Sucena ? Secretário-Geral da FENPROF


Inscreva-se
(Indique o seu nome, morada, número de telefone, o sector de ensino,
se for sócio indique o seu número e se necessita de tranporte)

Prazo de inscrição: 18 de Janeiro de 2002