Forças Policiais visitaram escolas

O SPN enviou ao Sr. Ministro da Administração Interna o seguinte documento:

Porto, 4 de Dezembro de 2008

 

Exmo. Senhor

 

Ministro da Administração Interna

 

Praça do Comércio

 
1149-015 Lisboa

Senhor Ministro,

A Direcção do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) tomou conhecimento que ontem, dia 3, dia de Greve Nacional de Professores, convocada por onze organizações sindicais, entre as quais a Federação Nacional de Professores (FENPROF), de que o SPN é membro, agentes das forças de segurança passaram por algumas escolas da área geográfica do SPN, concretamente pela EB 2/3 de Maceda, EB 2/3 Florbela Espanca, Esmoriz, EB 2/3 António Dias Simões, ES José Macedo Fragateiro, do concelho de Ovar, ES Arcos de Valdevez e ES de Monção, no sentido de, ao que nos informaram, colherem elementos de percentagem de adesão à greve. Desconhecemos se esta situação se terá passado noutras escolas de outras zonas.

A confirmar-se esta actuação por parte das forças de segurança estamos perante um facto verdadeiramente inaceitável e extraordinariamente grave num estado de direito e democrático. Tanto mais, quando outras situações semelhantes já ocorreram noutras alturas de luta dos professores (manifestações e greves).

Em face do exposto, solicitamos a V. Exa. que, com a urgência que o caso exige, nos informe das razões e das responsabilidades de tal actuação, bem assim com das medidas que entende convenientes para evitar, no futuro, situações semelhantes.

Com os melhores cumprimentos.

'A Direcção

Partilha