Os Professores do Norte e a Greve Geral de 24 de Novembro de 2011

A Direcção do Sindicato dos Professores do Norte saúda todos os professores que juntaram a sua voz ao coro de protesto, determinação e luta que hoje percorreu o país, concretizando uma grande greve geral, que demonstrou a exigência de que se altere claramente esta ruinosa política de exploração e empobrecimento dos trabalhadores e da população portuguesa em geral.

Muitas são as escolas de toda a região fechadas ou com um funcionamento irregular por força da adesão de professores e funcionários a esta greve.

Salienta-se, pelo seu significado, a alta percentagem de adesão registada ao nível do Ensino Superior, reveladora de que a política de terra queimada desenvolvida pelo actual Governo sobre este estratégico sector de ensino encontrará uma barreira esclarecida e corajosa nos professores que aí trabalham.

A Direcção do SPN, ao saudar aqueles professores que tiveram a percepção da importância de mais este sacrifício pessoal (realizar esta greve) no contexto grave de subversão das suas condições de vida, mas também do seu estatuto socioprofissional e de desmantelamento da escola pública em Portugal, não deixa de lamentar que uma parte ainda significativa da classe docente não se tenha mostrado disponível para colocar a resposta dos professores portugueses ao nível da brutal ofensiva com que estão confrontados.

O discurso da inevitabilidade das soluções governativas presentes e futuras, como bem demonstra a proposta de Orçamento de Estado para 2012, ainda colhe alguma sustentação entre os professores portugueses, mas urge ser combatido e contrariado por cada vez mais trabalhadores que juntem a sua voz à de todos aqueles que já hoje apontam e exigem outros caminhos para a saída da crise que atravessamos.

A luta nesse sentido passou significativamente pelo dia 24 de Novembro de 2011, mas não se esgotou aqui. Prosseguirá, seguramente, e o Sindicato dos Professores do Norte continuará a saber estar na primeira linha dos combates a travar.

A Direcção

Partilha