SITUAÇÃO DOS LEITORES

Caros(as) colegas

Na sequência da aprovação do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Universitário e da situação de precariedade em que foram colocados muitos leitores que há anos desenvolvem, com reconhecida qualidade, a sua actividade nas Universidades Portuguesas, e no âmbito do processo de aprovação dos regulamentos de avaliação do desempenho dos docentes que está a decorrer nas instituições de ensino superior, o Sindicato dos Professores do Norte esteve reunido, no passado dia 16 de Abril, com os leitores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Neste encontro, o SPN auscultou estes docentes e comprometeu-se a encetar esforços no sentido de continuar a lutar, no quadro da Fenprof, pelos seus direitos, tendo em conta as diversas situações de precariedade e incerteza, que os afectam seriamente (ver anexo  SPN reunião leitores 16 abril 2010).

Fruto deste compromisso, o SPN abordou já a questão junto do senhor reitor, indo solicitar a marcação de uma audiência para tratar especificamente deste assunto.
Ao mesmo tempo, foi solicitada uma reunião com a Direcção da Faculdade de Letras e procurou-se conjugar esforços com o SNESup. Na sequência destes contactos decorreu, no passado dia 29 de Abril,  uma reunião com a Professora Doutora Fátima Marinho e o Professor Doutor Mário Gonçalves Fernandes, da Direcção da Faculdade de Letras, Teresa Medina, em representação do Departamento do Ensino Superior do SPN e Paulo Santos, delegado sindical do SNESUP. Dessa reunião foi elaborado, pelos dois representantes sindicais, um documento informativo conjunto que enviamos em anexo (Letras_informação aos Leitores), comprometendo-nos a continuar a envidar todos os esforços para a ultrapassagem da presente situação.

Saudações sindicais,

Departamento do Ensino Superior do SPN
3 de Maio de 2010

Partilha