SPN solidário com trabalhadores das cantinas escolares (3/jun)

3 de junho de 2022

Nota da Direção do Sindicato dos Professores do Norte:

 

Solidariedade com os trabalhadores das cantinas escolares do Porto

Os trabalhadores da EUREST que trabalham nas cantinas escolares do Porto estão hoje em greve, contra os altos níveis de precariedade a que estão sujeitos, contra a degradação dos seus horários e das suas condições de trabalho, e contra a desvalorização dos seus salários e carreira.

Em protesto, concentraram-se a partir das 9.00, em frente à Câmara Municipal do Porto, exigindo que a mesma assumisse as suas responsabilidades na fiscalização do caderno de encargos e aí aprovaram uma moção com as suas reivindicações.

O Sindicato dos Professores do Norte (SPN), conhecedor do injusto quadro laboral que afeta aqueles com quem trabalhamos, solidariza-se com estes trabalhadores e reafirma que este retrato de precariedade do sector, a par com a perspetiva de aumento de preços das refeições escolares para cerca do dobro do seu valor atual, vem sublinhar os efeitos nefastos da privatização de serviços como cantinas e refeitórios, tanto sobre os seus trabalhadores, como sobre o conjunto da comunidade educativa.

O SPN manifesta ainda a sua indignação perante a atitude das Direções de algumas escolas, que, como denuncia o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, “estão a aconselhar os pais dos alunos a trazerem sandes para substituir o almoço” [ver artigo]. Segundo a mesma fonte, tal é, por exemplo, o caso do Agrupamento da Torrinha, Agrupamento dos Castelos e Conservatório de Música do Porto. Entendemos que na escola pública, que, porque é pública, deve ser democrática, não se ensina para a cidadania desvalorizando o direito à greve dos que nela trabalham, nem contrariando o direito dos que nela estudam a uma refeição condigna, completa e equilibrada, sem a qual não estão reunidas as condições necessárias para o normal funcionamento das aulas.

 

Porto, 3 de junho de 2022
A Direção do SPN

Ver reportagem completa de HB (página de facebook)


Partilha