Concursos 2015: FENPROF no MEC para entregar propostas

FENPROF no MEC para formalizar entrega de propostas de alteração ao regime dos concursos

O Ministério da Educação não respondeu, até hoje, ao pedido de reunião apresentado pela FENPROF, com vista a rever aspetos importantes, tanto do modelo, como dos regimes dos concursos de professores.

Realizando-se este ano todas as modalidades de concurso – para professores dos quadros e para docentes contratados – é com preocupação que a FENPROF vê aproximar-se a data prevista para que estes se iniciem sem que do MEC surgisse a vontade política de alterar o que já provou ser errado.

A FENPROF pretende, com as suas propostas, evitar injustiças, eliminar potenciais discricionariedades, prevenir atrasos e confusões no início do próximo ano e, sobretudo, pretende que os concursos voltem a ser encarados com naturalidade por parte dos professores e não algo que ciclicamente é encarado com angústia, constituindo-se como mais um fator de grande instabilidade.

Face à aparente indiferença do MEC perante os problemas gerados pelos concursos e ao seu silêncio na sequência do pedido de reunião apresentado pela FENPROF, dirigentes desta Federação Sindical, deslocar-se-ão àquele ministério, amanhã, dia 20 de fevereiro, pelas 11 horas, esperando ser recebidos ou que, no mínimo, seja agendada reunião para data breve e atempada, tendo em conta o fim a que se destina.

Caso os responsáveis do MEC decidam avançar com os concursos sem ter em conta os problemas que este ano surgiram, com graves consequências para alunos, docentes e escolas, e também desvalorizando as propostas que existem para os superar, a FENPROF responsabiliza, desde já, a equipa ministerial pelo que vier a passar-se.

Dada a importância da matéria em causa, convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta deslocação da FENPROF ao MEC.

O Secretariado Nacional da FENPROF
19/02/2015 

Partilha