CPLP-SE: uma página nova

Partilha

8 de outubro de 2020

CPLP-SE: uma página nova

A Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa – Sindical de Educação (CPLP-SE) apresenta uma nova página na internet no dia em que se comemora o Dia Mundial do Professor.

A 5 de Outubro comemoramos o Dia Mundial do Professor, efeméride instituída pela UNESCO em 1994 com o propósito de fazer sobressair, de modo persistente e assertivo, a importância e o papel insubstituível que os professores(as) têm nas suas comunidades e no desenvolvimento universal da educação como direito humano fundamental.

É neste espírito que a Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) se junta às comemorações. Junta-se a esta efeméride acrescentando-lhe um momento significativo para a nossa Confederação procurando reforçar o espírito de cooperação e solidariedade na lusofonia: o lançamento do novo site da CPLP-Sindical da Educação. Esta nova “ferramenta” fará o longínquo próximo e colocará a partilha e a comunicação à distância de um clique. Este novo instrumento digital ao nosso dispor fará com que a o nosso plano de atividades conheça um novo impulso, nomeadamente nas três áreas prioritárias que estamos a desenvolver: proteção e segurança contra a covid-19, direitos e condições de trabalho e educação ambiental e as alterações climáticas. Nestas breves notas não poderia deixar de referir o importante apoio da Internacional da Educação na concretização deste projeto.

Os desafios na educação, no tempo que atravessamos, são muitos e de imprevisibilidade e incerteza garantidas numa sociedade em trânsito. A firme convicção dos nossos ideais saberá a cada momento procurar o caminho a trilhar, alicerçando-se sempre nos valores humanistas e democráticos que nos definem e enformam a nossa profissionalidade.

Vivam os(as) professores(as)!

Vivam todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação!

 Porto, 5 de outubro de 2020
José Augusto Cardoso Secretário-Geral da CPLP-SE