E@D — #Estudo em casa: 1.ª semana

Partilha

18 de abril de 2020

#Estudo em casa — 1.ª semana

A DGE disponibilizou no site apoioescolas informação mais concreta sobre as emissões televisivas que terão início no dia 2o de abril. Na mensagem inicial é realçada, mais uma vez, a ideia de que se trata de “um complemento e um recurso de apoio primeiramente para que os alunos sem conectividade e/ou equipamento possam beneficiar das aprendizagens aí disponibilizadas, independentemente de outras utilizações que possam ser feitas pelos docentes, através da sua inserção nos planos E@D de cada estabelecimento de ensino”. Os blocos temáticos têm a duração de 30 minutos. As informações disponíveis referem-se à primeira semana (de 20 a 24 de abril) e a respetiva calendarização.


14 de abril de 2020

11 de abril de 2020

Ensino a distância (E@D)

A DGE iniciou a divulgação de uma série de vídeos – E@D –, onde serão abordadas algumas das temáticas essenciais à implementação de metodologias de ensino a distância. O primeiro video é sobre o trabalho entre professores e alunos, onde se enunciam aspetos principais  a ter em conta, no seu desenvolvimento.


10 de abril de 2020

Educação Inclusiva

Orientações para o trabalho das EMAEI

A Direção-Geral da Educação (DGE) publicou orientações para o trabalho das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) na modalidade ensino a distância.

"Procurando ultrapassar as contingências com que as EMAEI se confrontam", pode ler-se no documento, o mesmo foi “elaborado em torno de quatro eixos de ação que se consideram prioritários no contexto atual”.

Eixo 1 — Apoio aos docentes e técnicos da comunidade educativa.

Eixo 2 — Continuidade da implementação / Identificação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão definidas ou a definir no RTP/PEI/PIT

Eixo 3 — Apoio às famílias no contexto da modalidade de E@D.

Eixo 4 — Articulação com diversos serviços da comunidade.


9 de abril de 2020

#EstudoEmCasa — 9 princípios orientadores para acompanhamento dos alunos


9 de abril de 2020

Governo anuncia novas medidas para a Educação

Em conferência de imprensa, no início da tarde, o primeiro ministro anunciou um conjunto de medidas para a Educação, que estão sintetizadas no comunicado do Conselho de MInistros  realizado de manhã que aprovou o decreto-lei sobre a suspensão das atividades letivas presenciais no 3.º período.

Em síntese, fica claro que não haverá mais aulas presenciais para todo o ensino básico e que a haver, para o ensino secundário, se limitarão aos 11.º e 12.º anos e apenas para disciplinas em que o exame seja necessário para ingresso ao ensino superior (22 disciplinas). Igualmente certa é a não realização de exames no 9.º ano, bem como das provas de aferição.

As sessões televisivas sê-lo-ão pela RTP Memória, a iniciar no dia 20 de abril, e funcionarão como complemento para a atividade desenvolvida a distância pelos docentes, com os seus alunos.

Há, contudo, um conjunto de aspetos que se efetivarão, dependendo da forma como a pandemia de  Covod-19 evoluir. O regresso a aulas presenciais está dependente desta evolução.

Anexos

Programação-EstudoEmCasa-20-22-abril-1 (1) DL 14-G/2020, de 13 de Abril CNPD – Orientações para utilização de tecnologias de suporte ao ensino a distância DGE – Orientações para o trabalho das EMAEI 9 princípios orientadores para acompanhamento dos alunos Estudoemcasa – quadro ME — Informação sobre o 3.º período