1.ª Corrida / Marcha leva Escola para a rua

Partilha

09 de novembro de 2019

1.º Corrida Nacional do Professor e da Educação

Realizou-se no dia 9 de novembro, a 1.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação,que partiu da Praça do Império, junto ao CCB, passou por Algés, Centro de Congressos de Lisboa, Alcântara e regressou ao local da partida.

Esta prova, que trouxe, mais uma vez, a Escola para a rua, contou com um grande número de educadores, professores, alunos, e encarregados de educação. A todos eles, juntou-se um número muito significativo de atletas, que participam a título individual ou em representação de 33 equipas inscritas.

Apesar de se tratar de uma iniciativa diferente das que habitualmente são organizadas pela Fenprof, não poderiam, no entanto, ficar esquecidos os muitos problemas que afetam os docentes, que foram recordados, simbolocamente, através da “Meta Professor” colocada aos 9 420 metros, recordando os 9 anos 4 meses e 2 dias que os professores cumpriram durante os períodos de congelamento, mas que correm o risco de não ser recuperados na totalidade, para efeitos da carreira.

Foi, por isso, um dia de celebração da importância dos docentes na formação de uma sociedade de valores e preocupada com uma educação de qualidade para todos, independentemente das suas condições económicas ou origens, onde, para além do bom nível desportivo registado, a boa participação nesta primeira edição, assim como o convívio entre todos os inscritos, antes, durante e no final da prova.

Reportagem fotográfica de HB

– Álbum de fotos da Fenprof –


04 de novembro de 2019

1.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação

Lisboa | 9 de novembro de 2019 | 16 horas

Inscrições online


Primeira edição conta com mais de setecentas inscrições (9/nov)

A 1.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação vai realizar-se no sábado, dia 9 de novembro, em Lisboa, pelas 16 horas. Esta é uma iniciativa da Fenprof que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa. A 1.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação conta, ainda, com os apoios da Companhia de Seguros Caravela e das Águas do Vimeiro.

A corrida será de 10 quilómetros, tendo caráter competitivo; terá também lugar, com caráter exclusivamente lúdico, uma marcha de 5 Km. A corrida, bem como a marcha, iniciar-se-ão às 16 horas, tendo o seguinte percurso:

  • Corrida: Partida da Praça do Império, Av. da Índia em direção a Algés; retorno em Algés mesmo junto ao viaduto, Av. da Índia sempre em frente, passando pelo CCB, Centro de Congressos de Lisboa, Viaduto de Alcântara; retorno na Av. da Índia antes da Av. 24 de Julho, regresso pela Av. da Índia até à Praça do Império, onde está instalada a Meta.
  • Marcha: Partida da Praça do Império, Av. Índia em direção a Algés; retorno em Algés mesmo junto ao viaduto; regresso pela Av. da Índia sempre em frente até à Praça do Império, onde está instalada a META.

Com esta iniciativa, a FENPROF pretende destacar, de uma forma diferente, a importância central dos docentes no processo formativo da sociedade, sendo, por isso, merecedores do maior respeito de todos, e, de uma forma especial, dos governantes do país, o que não tem acontecido, desde logo ao pretenderem apagar 6 anos, 6 meses e 23 dias de serviço, de um total de 9 anos, 4 meses e 2 dias cumpridos nos períodos de congelamento das carreiras. Por esse motivo, simbolicamente, haverá uma Meta Professor” colocada aos 9 420 metros.


3 de julho de 2019

 

A Fenprof, centrando a sua atividade na ação sindical, procura ter iniciativas em outros domínios que também são do interesse dos educadores, professores e investigadores. Cultura, desporto e arte são algumas das áreas em que a Federação tem vindo (e continuará) a intervir.

Assim, a Fenprof, em parceria com outras entidades e organizações, estará de novo na rua, mas, desta vez, na promoção da 1.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação. Esta prova é aberta a clubes e, em geral, a todo o movimento associativo desportivo. No entanto, também se podem inscrever todos os interessados, independentemente da profissão, idade ou género. É, igualmente, aberta à participação de atletas de mobilidade reduzida que se desloquem em cadeira de rodas.

A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa e, com ela, a Fenprof pretende destacar, de uma forma diferente, a importância central dos docentes no processo formativo da sociedade, devendo, por isso, merecer o maior respeito de todos, e, de uma forma especial, dos governantes do país.

São aceites e desejáveis formas criativas de participar nesta Corrida, designadamente ao nível das mensagens a passar.

Inscreva-se já!

VAMOS REAFIRMAR A FORÇA DOS DOCENTES E EXIGIR A VALORIZAÇÃO DA NOSSA PROFISSÃO

Anexos

1.ª Corrida - Ficha de inscrição 1.ª Corrida - Cartaz