5/out — Solidariedade Internacional (vídeos)

26 de setembro de 2021

O dia 5 de outubro tem dupla importância para os portugueses e, muito particularmente, para os docentes. Comemora-se a implantação da República, com todo o significado histórico e progressista que a data consagra, e o Dia Mundial do Professor, em homenagem ao dia em que, em 1966, foi aprovada a “Recomendação sobre a condição do pessoal docente”, sob chancela da Unesco, da OIT e da Internacional de Educação (IE).

A Fenprof entendeu que a comemoração deste ano deveria ser na rua! Por isso convocou uma Manifestação que conta com a solidariedade de vários Sindicatos, de diferentes pontos do mundo, que quiseram associar-se aos educadores. professores e investigadores portugueses, enviando declarações de apoio e de estímulo à participação na luta agendada.

Assim, até dia 5 de outubro, o SPN e a Fenprof divulgarão, diariamente, mensagens de solidariedade com os docentes portugueses, provenientes dos mais variados recantos do mundo, como América do Sul, América do Norte, Europa, Oceânia, África e Ásia. Este conjunto de depoimentos solidários culmina, no Dia Mundial do Professor, com a mensagem do Secretário-Geral da IE, David Edwards.

David Edwards (Internacional da Educação) 


Rosário Quive (SNPM) — Moçambique


Jalila Al Salman (BTA) — Barém


Miyashita Naoki (Zenkyo) —  Japão


Odile Cordelier (SNES-FSU) — França


Dianne Woloschuk (CTF) — Canadá


Eduardo Pereyra (CTERA) Argentina


Francisco García (CCOO) — Espanha 


Heleno Araújo Filho (CNTE) — Brasil


Angelo Gavrielatos (NSW Teachers Federation) — Austrália


Mário Nogueira (Fenprof)


Partilha