2023/24 — Ano letivo com abertura problemática!

18 de setembro de 2023

Em conferência de imprensa, a Fenprof fez o balanço da semana de abertura do ano letivo 2023/24, considerando que esta foi uma das mais problemáticas dos últimos anos. O problema da falta de professores assume proporções ainda mais graves do que no ano letivo anterior, as condições de trabalho a que o Ministério da Educação (ME) está a sujeitar os educadores e os professores agravam-se diariamente e acentua-se o desrespeito pelos docentes e pela sua profissão.

Nesta ocasião, a Fenprof reiniciou o contador de alunos sem professor a todas as disciplinas, que revela que, nesta primeira semana, há ainda 92 mil alunos sem os professores todos. Simultaneamente, foi disponibilizado, no site da Fenprof, um simulador que permite aos educadores e aos professores fazerem as contas e confirmarem qual o valor que todos os meses é retirado do seu vencimento por não ter sido recuperado todo o tempo de serviço que foi cumprido.

[Clicar nas imagens.]

  


15 de setembro de 2023

CI — Fenprof analisa início do ano letivo (18/set)

Na conferência de imprensa será divulgado um simulador que permite converter o roubo de tempo de serviço em perdas remuneratórias e será reiniciado o contador de alunos sem aulas.

Conferência de Imprensa da Fenprof

18 de setembro  |  11 horas

Conclui-se, hoje (15/set), a semana de abertura do ano letivo 2023/2024. Ao longo da semana, os Sindicatos que constituem a Fenprof foram acompanhando as condições de abertura das escolas e estão em condições de afirmar que uma coisa foi a abertura das portas da generalidade dos estabelecimentos de educação e ensino, coisa diferente é o que se passa no interior, com falta de docentes, de trabalhadores não docentes, turmas que desrespeitam as normas legais estabelecidas, entre outros problemas. 

Dia 18 (segunda-feira) é quando, verdadeiramente, se iniciam as aulas possíveis em todas as escolas. E será nesse dia que a Fenprof realizará uma conferência de imprensa em que, para além da apreciação das condições de abertura do ano letivo, apresentará um simulador que converte o roubo do tempo de serviço em perdas salariais, permitindo aos educadores e professores conhecer o valor que, mensalmente, lhes é retirado devido à não contagem integral do tempo de serviço cumprido. Será reposto, igualmente, o contador de alunos sem os professores todos, que será, semanalmente, atualizado.

Anexos

CI — Texto-base (18-set)

Partilha