CI — Inclusão e equidade ainda por cumprir! (3/dez)
28 de novembro de 2025
A Fenprof vai realizar uma conferência de imprensa no dia 3 de dezembro (11h), onde serão apresentados os resultados de um questionário realizado junto de direções dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas com o objetivo de caracterizar a situação das escolas relativamente à educação especial e identificar os principais constrangimentos que persistem no sistema educativo. A maioria dos diretores afirma que não existe uma verdadeira inclusão nas escolas portuguesas.
Para esta conferência de imprensa, a Fenprof convidou diversas organizações que têm vindo a constituir uma frente alargada de intervenção em defesa de uma sociedade mais justa e inclusiva, objetivos que devem ser concretizados na Escola Pública. São elas: Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD), Pró-Inclusão e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).
A realidade mostra que a inclusão não tem sido assumida como prioridade pelos sucessivos governos, que se limitam a declarações de intenção, ou, apesar do quadro legal existente, não têm atuado de forma consequente na garantia do direito de todos à igualdade de tratamento e de oportunidades no acesso e no sucesso escolares.