Ciência sem cientistas? Não ao retrocesso da Ciência em Portugal!

Partilha

A FENPROF vai realizar um debate, no próximo dia 18 de março (terça-feira), às 14h00, em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, Complexo Interdisciplinar, Anfiteatro Abreu Faro, sobre o tema “CIÊNCIA SEM CIENTISTAS? Não ao retrocesso da Ciência em Portugal!”, em que os problemas da Ciência e da Investigação em Portugal serão debatidos.

Desde há três meses, tornou-se evidente que a FCT está a “podar” a Ciência em Portugal, provocando enormes reduções nos contratos e nas bolsas de investigação. Acrescem ainda a falta de transparência e as ilegalidades dos processos de seleção e avaliação.

A FENPROF tem-se sempre oposto à forma mercantilista de encarar a Ciência e desprezar os seus cientistas. Por isso, decidimos convidar cientistas de relevo em diferentes áreas científicas e que têm tido responsabilidades na gestão da investigação científica. Queremos também interpelar os partidos sobre o mesmo tema, para sabermos as alternativas que preconizam.

Pretende-se discutir perspetivas de futuro da Ciência em Portugal e se esta será alguma vez possível com investigadores “descartáveis” e precários ao longo da sua vida de investigação.

Convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a estarem presentes neste debate.

O Secretariado Nacional da FENPROF
13/03/2014