Concursos 2005: calendário e esclarecimento às dúvidas mais frequentes dos sócios

 

14|Fev Novidade: COMEÇOU!

O SPN está particularmente atento ao processo de concursos. Para o efeito tem as suas delegações abertas a todos os professores (sócios ou não do SPN) e um fórum disponível aqui no site para que cada um de nós possa deixar a sua impressão sobre o processo, as suas dúvidas, receios... Passe por lá!

Se pretende fazer a sua inscrição no concurso, visite o Site da DGRHE - não deixe de ler a documentação disponibilizada antes de efectuar qualquer procedimento - não devemos esquecer que somos nós, candidatos, os únicos responsáveis pela nossa candidatura.


5|FevEstão disponíveis para consulta o aviso de abertura do concurso, os códigos dos concelhos, dos QZPs e dos Grupos

O ME apresentou algumas informações sobre os concursos 2005. A saber:

  1. A candidatura será EXCLUSIVAMENTE electrónica;
    Haverá, segundo o ME, um conjunto de dispositivos pensados para ajudar os candidatos durante o processo (acessos à web, linha telefónica de ajuda, etc...
    )
    Do ponto de vista técnico, não garantem o uso da aplicação em "ambientes menos comuns". Isto é, "sugerem" o Windows (Sistema operativo) e o Internet Explorer (Browser).
    O sistema está pensado para "aguentar" com cerca de 100 mil utilizadores em permanência.

  2. A candidatura é da EXCLUSIVA responsabilidade do candidato. A Escola só tem competência para validar (ou não) os dados apresentados pelo candidato.
  3. O formulário disponível será "inteligente" - vai apresentando a cada um dos candidatos a informação que lhe diz respeito (p.ex.: alguém do Quadro não vai ter acesso aos formulários para contrato).
    O sistema também não vai permitir erros. (p.ex.: não vai ser possível inserir o código de uma escola que não exista.)

Sobre o processo em concreto, eis a antevisão possível:

14 de Fevereiro a 1 de Março: inscrição de todos os candidatos que pretendem participar no concurso. O Ministério da Educação tem disponível uma pequena demonstração do que poderá vir a ser o formulário de candidatura. Se tiver curiosidade dê um "salto" ao site da  DGRHE.

Pergunta: Um docente do QE que quer continuar onde está (que não queira mudar de quadro ou pedir destacamento) tem que fazer a pré-inscrição? NÃO!

Pergunta: Um docente de QZP que só pretende concorrer a afectação ou um docente que só queira concorrer a destacamento tem que fazer "agora" a pré-inscrição? SIM!

Pergunta: Quem estiver, ainda este ano, a fazer estágio, tem que fazer "agora" a pré-inscrição? SIM!

Pergunta: As palavras-chave do ano passado servem? NÃO! Todos os candidatos têm que ter uma nova! TODOS!

Até 4 de Março, cada um dos candidatos receberá na sua caixa de correio (terrestre) uma carta com a cartão de candidato (username) que vai permitir o acesso ao concurso.

Pergunta: E se esta carta não chegar? O docente deverá contactar com a DGRHE através dos telefones disponíveis para o efeito!

A candidatura será faseada, respeitando a primeira letra do nome de cada um dos candidatos.
Ou seja, cada candidato TEM QUE entender a "sua" fase como sendo a única - não poderá usar outro momento para concorrer.

Assim,

      • A a H : 7 de Março a 18 de Março
      • I a M : 21 de Março a 4 de Abril
      • N a Z : 4 de Abril a 15 de Abril

Validação (competência EXCLUSIVA das escolas):

Depois dos candidatos efectuarem o seu concurso, este fica disponível numa base de dados - cada escola tem acesso a  este dispositivo e por isso tem que validar (ou não) os dados apresentados por cada um dos candidatos. Dito por outras palavras: num primeiro momento Nós fazemos o concurso. Num 2º momento (definidos pelo ME) cada escola TEM QUE validar os dados que nós apresentamos.

Pergunta: E se a escola não validar a candidatura? O docente deve exigir à escola que o faça e em última análise deve contactar a DGRHE!

Depois do candidato concorrer e da escola validar os dados, a DGRHE gera uma lista, a publicitar na Web, onde vai colocar o nome dos candidatos cujos processos estão já na sua posse. Assim, cada candidato, pode depois de fazer o concurso, perceber se a sua candidatura está ou não validada pela escola.

 

O SPN disponibiliza também um fórum onde cada professor pode deixar ficar as suas dúvidas, as suas queixas, as suas ideias... enfim... Mais uma vez, SEMPRE e SÓ o SPN com os professores »»

Legislação de concursos

Calendário dos concursos 2005
(Síntese)

- Inscrição de 14 de Fevereiro a 1 de Março

- Envio do "cartão de candidato" até 4 de Março

- Candidatura electrónica de 7 de Março a 15 de Abril

- Listas provisórias última semana de Maio

- Reclamações durante Junho

- Listas definitivas início de Julho

- Manifestação de preferências durante mês de Julho

- Pedidos de horários pelas escolas primeira semana de Agosto

- Colocações definitivas terceira semana de Agosto

Partilha