Cristina Nogueira (1967-2025)

10 de outubro de 2025

É com enorme tristeza e consternação que o SPN partilha a notícia do falecimento da Cristina Nogueira, que nos deixou na madrugada de hoje, dia 10 de outubro, aos 58 anos, vítima de doença prolongada, após longos meses de uma infrutífera batalha.

A Cristina perdeu uma luta em que nunca teve, de facto, hipótese de sucesso, mas foi mulher de muitas outras lutas, no seu ativismo sindical, social e político em que sempre se empenhou plenamente e com grande entusiasmo, como se viu ainda pela sua presença na Jornada de Luta da CGTP-IN do passado dia 20 de setembro, no Porto.

Mas aquele foi apenas mais um exemplo, já em condições bem difíceis, de uma vida repleta de lutas, fruto da sua enorme militância e combatividade, pugnando pela dignificação e valorização da profissão docente, por uma Escola Pública de qualidade e, sempre, por uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.

Cristina Nogueira era docente no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, em Gondomar, e era membro da Direção do Sindicato desde 2021, tendo antes integrado também a Direção Distrital do Porto (2017-2021) e sido, desde 2009, várias vezes delegada sindical. Em representação do SPN, era ainda membro da Direção da União dos Sindicatos do Porto, do Conselho Nacional da FENPROF e também do Conselho Nacional da CGTP-IN.

Ciente de que foram anos de grande dedicação ao SPN e às suas causas, e em que o seu espírito crítico, o seu exemplo de constante empenho no combate às injustiças, marcará todos aqueles que com ela puderam partilhar trabalho e tantas lutas, a Direção do SPN expressa à sua família e amigos toda a sua solidariedade, o seu profundo pesar e a sua homenagem.

A morte implica a ausência física, mas decerto que, em todos os que privaram com a Cristina, ficarão para sempre gravadas memórias de enorme significado e carinho. É responsabilidade de quem fica honrar sempre a memória dos que nos deixam, para mais tão precocemente, ultrapassando a tristeza e as dificuldades inerentes ao desaparecimento físico com a força do seu exemplo.

A Direção do SPN


O corpo ficará em câmara ardente, a partir das 18 horas, na Casa Mortuária de Rio Tinto.

As cerimónias fúnebres serão no dia 11 de outubro, pelas 9h45, no mesmo local.