Delegação do SPN recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde

Partilha

10 de Dezembro de 2012

Processo de constituição de mega-agrupamentos no concelho de Vila do Conde debatido em reunião solicitada pelo SPN ao Presidente da Câmara.

O Sindicato dos Professores do Norte ouviu a posição fortemente crítica do Presidente Mário de Almeida face a este processo e teve a oportunidade de manifestar, também, através da exposição efectuada pela sua Coordenadora, Manuela Mendonça, e por Davide Dias, do grupo de trabalho da Gestão, a total discordância do SPN quanto à constituição de mega-agrupamentos.

Na ocasião, o SPN entregou ao Presidente da Câmara cópia de um estudo realizado nos mega-agrupamentos já constituídos, que comprova os inúmeros problemas associados a estas “unidades orgânicas” descaracterizadas e pedagogicamente ingovernáveis.

No que se refere à análise da proposta apresentada pela DREN em reunião recentemente promovida pela autarquia com Diretores e Presidentes de Conselhos Gerais das escolas de Vila do Conde, Mário de Almeida informou que se registou uma total consonância de pontos de vista quanto à rejeição da proposta, sendo comuns as perplexidades perante o quadro apresentado pela Srª Diretora Regional.

O Sindicato dos Professores do Norte manifestou ainda o seu empenho no debate público da proposta do Ministério da Educação e Ciência, por muito que seja reafirmado que a decisão está tomada e não tem discussão.

Caberá à comunidade educativa a última palavra e o SPN tudo fará para combater um modelo de reorganização da rede que é contra o interesse das escolas e dos alunos.