Fenprof apoia valorização dos politécnicos (CPEC, 28/nov)

30 de novembro de 2022

A Fenprof esteve, no dia 28 de novembro, na Assembleia da República onde participou numa audição da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência sobre os projetos de lei que criam a possibilidade de administração de doutoramentos no subsistema de ensino superior politécnico, bem como a possibilidade de estes poderem usar a designação de "Universidades Politécnicas".

A Fenprof apoia de forma inequívoca estas iniciativas legislativas que valorizam a rede de instituições politécnicas reconhecendo o seu papel relevante no sistema científico nacional. Importa, contudo, sublinhar que estas iniciativas devem garantir o rigor e a qualidade dos programas doutorais a criar à semelhança do que existe no sistema universitário, sem prejuízo de adaptar os programas às missões diferenciadas de cada instituto em função do contexto onde estes desempenham a sua atividade.

Apoiando estas iniciativas de valorização dos institutos politécnicos, a Federação não pode deixar de sublinhar a importância de valorizar dos seus docentes e investigadores. Neste sentido, e sem deixar de apoiar estas propostas legislativas, continuará a lutar contra a precariedade que grassa de forma incontrolada em todas as instituições de ensino superior bem como pela valorização das carreiras onde persistem desigualdades inaceitáveis entre os dois subsistemas.


Ver gravação da audição da Fenprof na comissão parlamentar  (28/nov)

Ana Isabel Mendes e Miguel Viegas (Fenprof)


Partilha