FENPROF reuniu com Pais e Organizações Representativas de Pessoas com Deficiência

Partilha

A FENPROF concluiu uma ronda de reuniões, com diversas organizações sobre a problemática da Educação Especial (Confederação Nacional dos Organismos dos Deficientes - CNOD; Associação Portuguesa de Deficientes – APD; Confederação Nacional das Associações de Pais – CONFAP; Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação – CNIPE).

Nestas reuniões, a FENPROF apresentou as suas propostas para uma reorganização global da Educação Especial no sistema educativo português.

Para além da divulgação daquelas propostas, foram ainda abordadas outras questões, com destaque para a implementação da Portaria 275-A, que afasta alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da escola “regular”, e o contínuo desrespeito pelos alunos com NEE pondo em causa as boas práticas da escola inclusiva, o que se traduz num retrocesso de décadas na educação e inclusão destes alunos.

As várias organizações demonstraram mútua preocupação sobre as opções políticas educativas que sucessivos governos, tanto do PS, como do PSD/CDS têm tomado em relação à Educação Inclusiva.

Neste sentido, a FENPROF, em parceria com estas organizações irá, brevemente, tomar posição conjunta denunciando medidas gravosas e apontando alternativas na defesa intransigente de uma Escola Pública de Qualidade, Democrática e Inclusiva.

 

                                                                                O Secretariado Nacional 

6fev2013