Greve dos Professores de Técnicas Especiais dá primeiros resultados

9 de julho de 2007

Os professores de Técnicas Especiais que leccionam nas Escolas Secundárias António Arroio (Lisboa) e Soares dos Reis (Porto) fizeram greve no dia 6 de Junho (quarta-feira), cansados de esperar que o Ministério da Educação (ME) cumpra as recomendações expressas na Resolução n.º 17/2006, aprovada, por unanimidade, na Assembleia da República, em Março do ano transacto. A paralisação teve uma adesão superior a 70%, o que significa que muitos professores de Técnicas Especiais já integrados nos quadros aderiram à greve por solidariedade para com os seus colegas contratados, sublinha uma nota de imprensa divulgada pelo Secretariado Nacional da FENPROF.

 

De facto, na véspera da greve, o ME fez chegar à FENPROF dois documentos: uma convocatória para uma reunião, a realizar no dia 15 de Junho, e um projecto de Decreto-Lei que estabelece o regime de integração em lugar de quadro dos professores de Técnicas Especiais (documento a negociar na reunião de dia 15).

 

"Se esta greve parece ter dado os seus primeiros resultados, os professores não esquecem que já por duas vezes estiveram previstas reuniões para resolver o seu grave problema de instabilidade (Junho de 2006 e Março de 2007), mas que nada adiantaram nesse sentido, tendo mesmo a segunda sido cancelada", sublinha nota de imprensa da FENPROF, que esclarece mais adiante que já no passado dia 17 de Maio, o ME recusara receber uma delegação sindical que pretendia, mais uma vez, discutir esta questão.

 

Depois desta greve, a FENPROF elaborou um parecer relativo ao projecto ministerial (projecto que fica aquém das expectativas dos docentes) e irá tentar, na reunião de dia 15, levar o ME a alterar algumas das posições que apresenta.

 

Após a reunião, a FENPROF avaliará, com os professores, a necessidade de continuar esta luta até que se solucionem os graves problemas de instabilidade dos docentes de Técnicas Especiais.

Anexos

posicao-fenprof-sobre-2o-projecto-dl-tecnicas-especiais-120607 tec-esp-v-b

Tags

Partilha