GREVE E MANIFESTAÇÃO NACIONAL

GREVE E MANIFESTAÇÃO NACIONAL  DE EDUCADORES
E PROFESSORES NO DIA 18 DE NOVEMBRO


Em conferência de imprensa conjunta, ao fim da tarde de 26 de Outubro, a FENPROF, a FNE e o SINDEP anunciaram a realização de uma greve nacional dos educadores e professores no próximo dia 18 de Novembro. No dia da paralisação decorrerá na capital uma manifestação nacional de docentes.
"A manter-se a atitude do Ministério da Educação, não resta outra alternativa", como foi sublinhado no encontro com os profissionais da comunicação social.
"Estamos prontos para negociar tudo o que seja útil para melhorar o sistema educativo português", mas há que dizer basta! a "uma ofensiva destruidora", sem paralelo na história da democracia portuguesa, realçaram Paulo Sucena, João Dias da Silva e Carlos Chagas (na foto), secretários-gerais da FENPROF, FNE e SINDEP, respectivamente.
A jornada de 18 de Novembro, que as três organizações começam a preparar desde já, mostrará a força e  a unidade da classe docente em defesa dos legítimos direitos sociais e profissionais, que o Governo tem vindo progressivamente a liquidar.
Será ainda um forte protesto contra a permanente degradação da imagem social e do perfil profissional dos professores provocada pelo poder político na sua ânsia de criar um clima favorável na opinião pública a todo o tipo de ataques que, no plano concreto, já hoje se traduzem em situações de evidente abuso e de ilegalidade declarada que estão a merecer nas escolas uma forte contestação da parte dos professores e educadores.
Em 18 de Novembro, os docentes portugueses contarão também com a solidariedade activa da Internacional de Educação (IE): estarão em Portugal representantes da maior organização sindical de professores a nível mundial.

Partilha