MDM — Manifestação Nacional de Mulheres (8/mar)

20 de fevereiro de 2020

Manifestação Nacional de Mulheres

8 de Março  |  14h30  |  Lisboa

Estimadas companheiras e companheiros,

Nos 45 anos em que se comemora o Dia Internacional da Mulher em Portugal, o MDM, a CGTP-IN e os sindicatos sempre assumiram um importante papel na realização de acções muito diversificadas que contribuíssem para um dia diferente, projectando para essa comemoração a luta das mulheres de todos os dias, traduzidas em reivindicação, em convívio, em debate e, sobretudo, afirmando o Dia Internacional da Mulher como uma data indissociável dos objectivos próprios que norteiam estas organizações.

Sabemos que no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher a CGTP irá realizar a Semana da Igualdade que consideramos de grande importância na luta das trabalhadoras pelos seus direitos laborais e sociais, e que desde já saudamos.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o MDM convoca a Manifestação Nacional de Mulheres, para o dia 8 de Março, domingo, pelas 14,30 h, em Lisboa, dos Restauradores à Ribeira das Naus.

A força da unidade em defesa dos direitos das mulheres e pela paz no mundo é o lema da Manifestação Nacional de Mulheres, uma forma de luta e uma exigência da maior actualidade no tempo presente, em que se mantêm as discriminações e se verificam operações de divisão e manipulação dirigidas às mulheres, e em particular às trabalhadoras, que impedem que a igualdade seja uma realidade nas suas vidas, como trabalhadoras, cidadãs e mães.

A Manifestação Nacional de Mulheres afirmará reivindicações centrais do MDM plasmadas na Resolução do X Congresso, e que vão ao encontro do objectivo de concretizar a igualdade na vida em que destacamos: o trabalho das mulheres como condição de igualdade e desenvolvimento do País, os serviços públicos e funções sociais do Estado como instrumento de defesa dos direitos, e para construir a igualdade, as famílias como espaço de igualdade, a efectivação do direito à participação social e politica das mulheres, o direito a viver direitos e vencer violências, e a paz como uma luta imperativa das mulheres no tempo presente.

Esta Manifestação Nacional de Mulheres será também expressão das reivindicações e acção das mulheres que pulsa todos os dias a partir de diferentes e importantes expressões da sua luta organizada.

Será de grande valor poder contar com participação das trabalhadoras nesta Manifestação Nacional de Mulheres, e nesse sentido, solicitamos a divulgação dos objectivos desta Manifestação e convidamos a integrar o desfile no dia 8 de Março, domingo, em Lisboa, com encontro às 14h30 nos Restauradores e término na Ribeira das Naus. Esta Manifestação à semelhança das duas anteriores será organizada por distritos.

Saudações fraternas

Lisboa, 29 de Janeiro de 2020

A Direcção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres


Saber mais sobre a Manifestação

Ligação ao facebook

Video de promoção


 

Tags

Partilha