Marcha contra o Desemprego

Como é por todos sabido, os números do desemprego em Portugal têm vindo a crescer desmesuradamente. Aliás, ontem mesmo o Eurostat divulgou números relativos ao mês de Agosto, constatando-se que a taxa de desemprego em Portugal foi, nesse mês, de 15,9%, o que corresponde a um desemprego real de cerca de 1 milhão 393 mil desempregados (juntando os inactivos disponíveis e indisponíveis, e o subemprego dos trabalhadores a tempo parcial, calculados no 2º trimestre pelo INE).

Face ao ano anterior, o número real de desempregados aumentou 256 mil, o que confirma mais uma vez o desastre das políticas que têm vindo a ser postas em prática por sucessivos governos e que o actual do PSD/CDS tem acentuado.

Se é verdade que estes números globais são assustadores, a situação específica na profissão docente é, em termos relativos, ainda pior, sendo hoje em dia uma das profissões onde se verificam as mais elevadas taxas de desemprego, mas sendo de longe a mais elevada entre detentores de qualificação superior. Ao mesmo tempo, têm também vindo a acentuar-se a instabilidade e a precariedade daqueles que têm emprego, inclusivamente de docentes dos quadros, entre os quais aumentou significativamente o número de horários-zero.

Será assim lógico, mas também imperioso, que os educadores e professores não deixem de marcar significativa presença na Marcha contra o Desemprego, promovida pela CGTP entre os dias 5 e 13 de Outubro, para mais quando, por feliz coincidência, a mesma se inicia no Dia Mundial dos Professores!

A Direcção do SPN apela, pois, a que todos aqueles que o possam fazer para que não deixem de participar nas várias iniciativas locais a terem lugar, designadamente no seu início, em Braga (feriado de 5 de Outubro, 10h00, Avenida Central), para onde providenciará transporte gratuito. [inscreve-te em www.spn.pt, impreterivelmente até às 12 horas do dia 4] e no Porto (Domingo, 15h30, Praça da Batalha), que inclui uma agradável travessia do Douro pela ponte D. Luiz.

Calendário completo na região Norte

 

5 de Outubro (6.ª feira – feriado) – Distrito de Braga

 

10h00 – Concentração em Braga (Avenida Central); Intervenção do Secretário-Geral da CGTP-IN.

11h00 – Saída da marcha em direcção à Ponte S. João até Sampaio de Arcos, a que se seguirá a deslocação, de autocarro, até ao Parque Fluvial das Taipas;

14h30 – Saída do Parque das Taipas em direcção a Guimarães; Concentração na Rotunda dos Bombeiros de Guimarães;

17h30 – Chegada ao Toural e intervenção de encerramento.

 

6 de Outubro (Sábado) – Distrito do Porto

 

10h00 – Saída da Feira da Senhora da Hora para a Lota de Matosinhos

15h00 – Saída da Estação de Ermesinde para a Areosa

 

7 de Outubro (Domingo) – Distrito do Porto

 

10h00 – Santo Tirso (saída de Vilarinho para S. Martinho do Campo)

15h30 – Porto (partida da Praça da Batalha para o Cais de Gaia, pela ponte D. Luiz)

 

8 de Outubro (2.ª feira) – Distrito de Aveiro

 

9h00 – Saída de Santa Maria de Lamas (Rua dos Corticeiros, junto à empresa Amorim e Irmãos) para S. João de Ver (Suil Parque, na EN1);

11h00 – Saída de S. João da Madeira (junto ao Centro de Emprego e Formação Profissional) para até à Fábrica Oliva e depois para a Zona Industrial.

Dia Mundial dos Professores

 

Em 5 de Outubro celebra-se, como referimos acima, o Dia Mundial dos Professores. A FENPROF assinala, como sempre, esta data, fazendo-o, este ano, até de mais do que uma forma.

 

Assim, foi promovido um concurso literário, visando a atribuição do Prémio de Poesia António Gedeão. Tratou-se de um concurso dirigido a obras publicadas em 2011, que foram avaliadas por um júri constituído por Paulo Sucena (em representação da FENPROF), José Manuel Mendes (Presidente da APE) e Lídia Jorge (Escritora). Este concurso, numa iniciativa de parceria FENPROF/SECRE–Corretores de Seguros, atribui um prémio pecuniário de 7.500 euros.

Foi também organizado, numa parceria FENPROF/DELTA–Cafés, um concurso de desenho e pintura de alunos, sobre a imagem que aqueles têm dos seus professores, no qual os 12 trabalhos premiados deram origem a uma colecção de pacotes de açúcar, posta a circular no passado dia 20 de Setembro. Os pacotes que fazem parte desta colecção apresentam uma referência ao Dia Mundial dos Professores, para além de registarem a parceria desenvolvida entre a FENPROF e a Delta Cafés. Esta é uma iniciativa importante, que permite levar o Dia Mundial dos Professores a todo o país de uma forma simples, mas de grande significado: os Professores vistos pelos seus Alunos, assumindo-se, ao mesmo tempo, como uma prova da afirmação da FENPROF na sociedade.

A divulgação do vencedor do Prémio de Poesia António Gedeão e a atribuição dos prémios aos alunos no âmbito do concurso de desenho e pintura terão lugar em sessão solene a realizar em Lisboa, na Escola Secundária de Camões, às 10h30, que contará com intervenções de Paulo Sucena [presidente do júri do Prémio de Poesia António Gedeão], de representantes das empresas parceiras da FENPROF nas iniciativas desenvolvidas [Secre – Corretores de Seguros e Delta Cafés] e ainda do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira.

Se, por qualquer motivo, não conseguir abrir os links acima, copie para o seu browser os seguintes endereços:

 

- Iniciativas de comemoração dos aniversários d’a Página da educação e do SPN

http://www.spn.pt/?aba=27&cat=191

 

- Marcha contra o Desemprego

http://www.cgtp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2774

 

- Colecção de pacotes de açúcar

http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=6670

 

Saudações sindicais!

 

'A Direcção

Partilha