Inaugurado o Mural "O 25 de Abril nas Escolas" (25/abr)

25 de abril de 2021

No 47.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e o Município de Peniche inauguraram o Mural "O 25 de Abril nas Escolas" em frente ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche.

Site do Mural "O 25 de Abril nas Escolas" 

O mural é composto por 46 painéis de azulejos, elaborados por professores e alunos de 46 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de todo o país e que foi, inicialmente, projetado para assinalar os 46 anos do 25 de Abril, em 2020. Contudo, a inauguração foi inviabilizada pelas medidas então vigentes, no âmbito do combate à pandemia. Um ano depois, o mural é inaugurado, mantendo o número de painéis e assinalando, para memória futura, o motivo que levou ao adiamento.

Ver as intervenções


Reportagem fotográfica HB

 


12 de abril de 2021

Nos 46 anos do 25 de Abril, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) solicitou a elaboração de 46 painéis em azulejo a 46 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, com o objetivo de assinalar aquele aniversário inaugurando um mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche. Inauguração será no dia 25 de Abril.

Decorria o ano de 2020 e, com entusiasmo, alunos e professores de todo o território nacional (continente e regiões autónomas) envolviam-se na execução dos trabalhos – elaborar painéis de azulejos relativos ao 25 de Abril, com vista à construção de um painel. Contudo, no âmbito do combate à pandemia, a inauguração seria inviabilizada pelas medidas então vigentes.

Um ano depois, o mural será inaugurado, mantendo o número de painéis e assinalando, para memória futura, o que levou ao adiamento. Este é um contributo de crianças e jovens de todo o país que tem uma carga simbólica importantíssima, pois confirma que Abril continua vivo nas nossas escolas, garante de que os seus valores se projetarão no futuro. O ato de inauguração decorrerá no dia 25 de Abril, pelas 12:30 horas, no Campo da República, em Peniche e contará com a presença de representantes das entidades promotoras e de escolas participantes, tendo também confirmado a sua presença a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Município de Peniche e contou com o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), o acompanhamento da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e da Associação 25 de Abril (A25A) e o parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural.

Neste ato, serão, naturalmente, respeitadas as normas em vigor de segurança sanitária que inclui o uso obrigatório de máscara e o distanciamento físico entre os presentes.


  

Tags

Partilha