NEI — Ciência sob ameaça! (26/set)

29 de setembro de 2025

Na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), cientistas dos mais variados locais do país celebraram a ciência e partilharam os seus trabalhos, abrindo-se à comunidade. A par da iniciativa, realizaram-se ações de sensibilização promovidas pela Fenprof, em conjunto com diversas estruturas representativas do sector, em Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa e Porto. Em causa esteve a denúncia da precariedade, subfinanciamento e uma reduzida democracia que impossibilitam um combate sério aos desafios globais.

As ações tiveram como objetivo sensibilizar a população para a relevância da investigação científica na construção de um futuro sustentável e inclusivo. Dirigiram-se ao governo exigindo o efetivo reconhecimento social do trabalho científico, através da mais que urgente integração dos trabalhadores científicos em carreiras, do necessário aumento do financiamento do ensino superior e da ciência e também da recuperação da vivência democrática nas instituições.

Esta iniciativa assume particular importância no atual contexto, marcado por três grandes ameaças à ciência, em Portugal. A primeira é a precariedade estrutural das carreiras científicas, que se mantém apesar da consagração legislativa de mecanismos de integração, como o novo ECIC, e de programas recentes, como o FCT-Tenure. A segunda prende-se com a orientação progressiva do financiamento da ciência e das suas instituições para a resolução de problemas dos mercados – bem visível no último concurso a projetos em todos os domínios científicos – e na crescente promoção da ciência aplicada, em detrimento da ciência pura. A terceira corresponde à falta de democracia institucional, agravada pelo RJIES e por decisões governamentais tomadas sem consulta à comunidade científica, como a extinção da FCT e a sua fusão com a ANI.

A Fenprof e as outras organizações representativas dos trabalhadores científicos copromotoras da iniciativa, reafirmam o compromisso de continuar a lutar com os trabalhadores do setor pela dignificação do trabalho científico e de todos os trabalhadores do ensino superior e da ciência, bem como pela melhoria e desenvolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. A Federação estará ao lado dos trabalhadores científicos, doutorados e não doutorados, com contrato de trabalho ou bolsa, para denunciar a insustentabilidade deste sistema e lutar por uma ciência pública que possibilite mais conhecimento e uma sociedade mais justa e inclusiva.


[clicar nas imagens]

 

 

 


24 de setembro de 2025

NEI — Ciência com Direitos para os Desafios Globais (26/set)

Na Noite Europeia dos Investigadores 2025 (NEI), assinalada no dia 26 de setembro, sob o lema “Ciência para os Desafios Globais”, a Fenprof em conjunto com diversas estruturas do sector, volta a realizar uma ação de sensibilização da opinião pública e do governo para os muitos e graves problemas que afetam a ciência e os trabalhadores científicos em Portugal, doutorados e não doutorados.

Nesta noite, os trabalhadores científicos vão juntar-se em diversos locais do país para sensibilizar o público para a enorme precariedade laboral que afeta a ciência, para o financiamento insuficiente do sector e para as implicações da falta de democracia nas instituições do ensino superior e da ciência:

Aveiro 20h45 Fábrica da Ciência

Coimbra 18h00 Largo da Portagem

Évora 18h00 Praça 1.º de Maio

Lisboa –17h00 Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)

Porto 17h00 Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

Na página oficial da NEI pode ler-se que “um dos objetivos do projeto e das iniciativas programadas é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade”. É precisamente por reconhecer o papel determinante das carreiras científicas e a desvalorização das mesmas em Portugal, que a Fenprof vai realizar esta ação de sensibilização e apela à participação de todos os investigadores.

Organizações promotoras: Fenprof, ABIC, FNSTFPS, SNESup, STARQ, OTC, Universidade Comum, Precários Inflexíveis, Núcleo de Investigador@s e Gestor@s de Ciência da NOVA FCSH, Investigadores da FCUL, ITQB-NOVA Post Doctoral Association e NinTec - Núcleo de Investigadores.

Anexos

NEI/2025 (reivindicações)