Porto: plenário de professores do 1º CEB

Partilha

Síntese do Encontro:

 

Plenário de professores do 1º ciclo, realizado ontem, 16 de julho, na sede do SPN, no Porto, colocou professores deste setor de ensino a refletir sobre as alterações que, nos últimos anos, têm vindo a ocorrer no 1º ciclo, descaracterizando-o.

 Analisaram-se ainda os diplomas recentemente publicados ( à revelia de qualquer negociação sindical) e suas possíveis  implicações nos horários dos professores, na organização das escolas e na organização curricular. A generalidade dos docentes reafirmou a importância e a especificidade deste setor de ensino (considerando-o muito marginalizado e maltratado) e a necessidade de se discutir e aprofundar esta reflexão, ficando recetivos à realização de espaços de discussão para que se defina o que se pretende para este nível de ensino. 

 


 

 

O despacho referente à Organização do Ano Escolar, e a legislação que altera o DL nº 139/2012 (Organização e Gestão do Currículo) no caso do 1º CEB, estão a criar grande confusão nas escolas, quanto à forma e aos modos adotados para a sua aplicação.

 

Dada a importância desta matéria, o Sindicato dos Professores do Norte irá promover um plenário de professores do 1º CEB, no dia 16 de julho, às 15h, na Sede do Sindicato (Porto – R. D. Manuel II, 51-C, 2º andar)  que, de acordo com o anexo, terá a seguinte ordem de trabalhos:

1.       Situação Político-Sindical;

2.       Discutir a profissão:

  • ·         Organização do Ano Letivo
  • ·         Proposta de revisão curricular
  • ·         Preparação do Encontro Nacional de Docentes do 1º CEB decorrente da decisão do XI Congresso.

3.       Outros assuntos

Com as melhores saudações Sindicais

 

A Direção do SPN