Precários no Ciência / 2019 (9/jul)

Partilha

9 de julho de 2019

Precários protestam no Ciência 2019

Cerca de uma centena de docentes e investigadores precários protestaram, esta terça-feira, à entrada do Encontro Ciência 2019, contra a precariedade e pela dignificação das carreiras científicas.

Um protesto que teve o apoio da Fenprof e da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e que foi organizado pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, pela Rede de Investigadores contra a Precariedade, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica, os Precários do Estado, a Associação de Combate à Precariedade e mais sete Núcleos e Grupos de Bolseiros, Investigadores e Precários de várias instituições de Ensino Superior e Investigação de todo o país.

Tiago Dias, em representação da Fenprof, saudou os presentes pela sua luta e lembrou as vitórias que já foram alcançadas graças a esta união de esforços a nível nacional. Para o dirigente, é tempo de o governo efetivar o aumento do financiamento do Ensino Superior Público e esse tem que ser um dos pilares da luta para a próxima legislatura, porque «sem um quadro de financiamento estável, não é possível lutar por carreiras e condições dignas de trabalho».

Ver mais intervenções


3 de julho de 2019

Precários no Ciência 2019. Participa!

A Fenprof apela à participação no Encontro-Protesto Nacional dos Trabalhadores Científicos do Ensino Superior e Ciência

9 de Julho | 15 horas | Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).

O declarado compromisso de investimento na ciência e ensino superior do atual governo pouco passou das declarações e nunca entendeu combater a precariedade nem reverter o quadro de subfinanciamento crónico das instituições. Os docentes, investigadores, gestores e comunicadores de ciência, técnicos, administrativos e as organizações promotoras desta iniciativa afastam-se e repudiam as declarações do Ministro de que se teria atingido o “pleno emprego” entre os doutorados. Tais declarações são reveladoras ou de um profundo desconhecimento do seu sector, ou de uma vontade deliberada de iludir a sociedade.

Ver Flyer


PELO FIM DA PRECARIEDADE LABORAL E PELA DIGNIFICAÇÃO DAS CARREIRAS CIENTÍFICAS, PARTICIPA!

 

Anexos

Ciência_2019