Seminário Internacional (13/jun)

Partilha

15 de junho de 2019

Manuela Mendonça e João Cunha e Serra na abertura do Seminário


13 de junho de 2019

Seminário Internacional: "A Escola Pública exige professores qualificados e reconhecidos"

 

Este Seminário Internacional é um espaço de encontro com os membros da Fenprof, no âmbito do Congresso, e que visa discutir as políticas de desinvestimento fazem o seu caminho por todo o mundo, importa reafirmar a natureza democrática e inclusiva da escola pública.

Sendo este o tema central do debate, os participantes falarão também da situação nos seus países, das suas realidades.

A situação dos professores em Portugal é motivo de preocupação da Fenprof. O corpo docente está envelhecido e desmotivado, resultado de diversos problemas com a sua carreira, com as condições de trabalho ou com a gestão das escolas e a falta de autonomia, efectiva.

A percentagem dos jovens que admitem seguir a profissão docente não atinge 2%. Dentro de poucos anos com a saída em massa dos mais velhos fica a preocupação para a falta de recursos docentes qualificados. Por isso, é necessário não deixar que seja tarde de mais. É preciso rejuvenescer a profissão, melhorar o estatuto dos professores e investir nas suas condições de trabalho!

Este é um momento muito importante para que potencie a nossa ação interna e externamente, assinalando formas de intervenção que possam ajudar a transformar as graves situações que por todo o mundo os docentes e investigadores estão a passar.

 

Ver reportagem de HB (facebook)

Todas as fotos (Fenprof)