Sessão de abertura do 15.º Congresso Nacional dos Professores (16/mai)

16 de maio de 2025

Durante dois dias realiza-se o maior fórum nacional sobre Educação o 15.º Congresso Nacional dos Professores, com mais de 600 delegados de todos os distritos do país e regiões autónomas, representando todos os níveis de educação e ensino e investigadores científicos. Presentes estão, também, mais de 30 organizações sindicais de todo o mundo.

Será um congresso representativo dos docentes e investigadores portugueses, avaliando aquilo que foi o último triénio para a educação e a ciência e perspetivando aquela que deve ser a intervenção da maior e mais representativa organização sindical docente portuguesa para os próximos três anos.

Na sessão de abertura foi possível ouvir a Orquestra do AE Luís António Verney (Lisboa), numa exemplar participação que valorizou o ensino artístico e o papel fundamental da Escola Pública. O Presidente da República marcou presença através de uma mensagem vídeo, previamente gravada. Seguiram-se intervenções de David Edwards (presidente da Internacional de Educação) e da embaixadora da Palestina, Rawan Sulaiman. Por fim, o secretário-geral da Fenprof. Mário Nogueira, na sua intervenção, começou por fazer referência às ações de luta desenvolvidas pelos professores no último triénio, projetando, depois, a intervenção da Federação. Num momento emocionante, no final da intervenção, foi projetado um “filme caseiro” (segundo o próprio) com imagens dos momentos mais significativos dos tempo em que Mário Nogueira desempenhou as funções de secretário-geral da Fenprof.

 

Intervenção de Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof


David Edwards (Secretário-geral da Internacional da Educação)


 

Mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aos delegados ao Congresso


Rawan Sulaiman, Embaixadora da Palestina em Portugal


Fotografias

[Clicar nas imagens]