SPN/VR — Diogo Cão e Morgado Mateus comemoram 25 de Abril

29 de abril de 2022
[Clicar nas imagens.]

AE Diogo Cão  Exposição “Liberdade da Criatividade” e o mural “O 25 de Abril nas Escolas”

O grupo de Educação Visual e Tecnológica do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, inaugurou uma exposição “Libertação da Criatividade”, que se encontra no polivalente da escola sede, até dia 4 de maio.

A criação artística é um processo comunicativo que valoriza os conceitos de criatividade e da arte. A expressão artística é entendida como o meio priveligiado para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão, do sentir e do pensar, no prazer de aprender e de experimentar caminhos diversos e expressivos.

Na entrada da escola, foi inaugurada uma réplica do mural “O 25 de Abril nas Escolas”, que se encontra em frente ao Forte de Peniche (Museu Nacional Resistência e Liberdade). O agrupamento foi um dos que participou nesta iniciativa, a convite do Sindicato dos Professores do Norte (SPN). A elaboração do painel de azulejos que integra o mural contou com a colaboração da professora Júlia Violante Correia e uma turma do 6.º ano de escolaridade.

Estiveram presentes Armando Félix (Diretor do Agrupamento), Alexandre Fraguito (Coordenador do SPN/Vila Real), Vitor Lima (Presidente do Conselho Geral), Alexandre Favaios (Vereador da Educação), Júlia Violante, professores e alunos que abrilhantaram o momento entoando a canção “Grândola Vila Morena”, de José Afonso.

  

 


AE Morgado de Mateus — Cantar e representar Abril e o mural “O 25 de Abril nas Escolas”

No Auditório da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, foi realizada a cerimónia de comemoração do 25 de Abril, que constou de atividades desenvolvidas pelos alunos do 6.º ano, na disciplina de História. Na cerimónia, o SPN/Fenprof ofereceu uma réplica do mural “O 25 de Abril nas Escolas”, constituído por painéis de azulejos do 25 de Abril, que se encontra em frente ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, sendo o enquadramento feito pelo Coordenador do SPN/Vila Real, Alexandre Fraguito.

A história deste mural, em que o Agrupamento Morgado de Mateus tem um painel, assim como o Agrupamento Diogo Cão, resultou de um desafio lançado nos 46 anos do 25 de Abril pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) para a elaboração de 46 painéis em azulejo de 46 agrupamentos de escolas. No ano de 2020, com entusiasmo, alunos e professores deste Agrupamento e de todo o país, envolveram-se na execução dos trabalhos (painéis de azulejos relativos ao 25 de Abril) e com orgulho, têm o seu trabalho perpetuado para a posteridade!  

Este foi um contributo de crianças e jovens portugueses que tem uma carga simbólica importantíssima, pois confirma que Abril continua vivo nas nossas escolas, e que os seus valores se projetarão no futuro.

  

  

Tags

Partilha