Por um compromisso mundial sobre a Educação (19/set)

19 de setembro de 2022

No dia 19 de setembro, chefes de Estado e de Governo de todo o mundo reúnem-se em Nova Iorque na Cimeira das Nações Unidas para a Transformação da Educação (Transforming Education Summit -TES). A Internacional da Educação (IE) apoia a iniciativa e a Fenprof lamenta que o governo português não tenha envolvido os representantes dos educadores e professores na discussão.

A Internacional da Educação (IE), de que a Fenprof é membro fundador, apoia esta iniciativa do Secretário-Geral da ONU que procura um compromisso político ao mais alto nível, capaz de dar uma atenção urgente à Educação, nomeadamente no que toca ao agravamento das desigualdades, aos cortes nos orçamentos da Educação e à escassez de professores qualificados, isto, apenas para mencionar alguns dos obstáculos à obtenção de uma Educação de qualidade para todos.

Considerando que esta é uma grande oportunidade para o movimento sindical docente dar visibilidade às suas preocupações, a IE tem vindo a trabalhar para fazer ouvir a voz dos professores, apelando à assunção de compromissos concretos para promover o estatuto e os direitos dos professores e o cumprimento do direito a uma educação para todos.

A Fenprof acompanhou a preparação da cimeira e lamenta que o governo português não tenha envolvido os representantes dos professores na discussão das prioridades nacionais e dos compromissos que aí deverão ser assumidos. E estará atenta aos compromissos que Portugal vier a assumir, pelo que não deixará de pressionar os responsáveis governamentais no sentido da sua efetiva concretização.



16 de setembro de 2022

Transforming Education Summit (16, 17 e 19/set)

Em 16, 17 e 19 de setembro vai realizar-se, em Nova Iorque, a Cimeira das Nações Unidas para a Transformação da Educação (TES), onde os líderes mundiais irão discutir a Educação. A TES visa mobilizar a ação política necessária para alcançar uma Educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa para todos. Surge, portanto, como resposta a uma crise mundial da Educação no que toca à igualdade, inclusão, qualidade e pertinência. Essa crise, muitas vezes lenta e invisível, está tendo um efeito devastador no futuro de crianças e jovens em todo o mundo.

A Cimeira oferece uma oportunidade única para elevar a Educação ao topo da agenda política global e mobilizar a ação, aspiração, solidariedade e soluções necessárias para recuperar as aprendizagens relacionadas com a pandemia. E pretende plantar as sementes da transformação da Educação num mundo em constante mudança.

  


Anexos

Intervenção de David Edwards

Partilha