Encontro Nacional para debater o 1.º CEB (29/out)

31 de outubro de 2021

A Fenprof realizou, no dia 29 de outubro, em Lisboa, um Encontro Nacional de Dirigentes e Delegados Sindicais onde foram apresentados os resultados preliminares de um estudo de opinião que envolveu cerca de 3000 docentes do setor e foram debatidas importantes matérias para este nível de ensino.

Este estudo, baseado no questionário "Estudo de Opinião sobre o Setor", pretendeu apurar a opinião dos professores quanto ao regime de docência, horários de trabalho, dispensas da componente letiva, modelo de gestão, provas de aferição, resposta social e reorganização do setor, entre outras. O processo de recolha de opiniões vai continuar, visando a tomada de posição do setor no 14.º Congresso Nacional dos Professores (Mai/2022).

[Resultados — Clicar naimagem]

Em análise e debate estiveram as mais variadas problemáticas do 1.º CEB, como:

  • impedimentos para a dispensa da componente letiva resultante da aplicação do artigo 79.º do ECD;
  • sobrecarga do horário de trabalho, maior imposição de procedimentos administrativos e burocráticos e imposição de projetos; 
  • envelhecimento da classe docente e profundo desgaste profissional;
  • falta de professores em algumas regiões do país;
  • necessidade de garantir as condições necessárias para substituição de docentes em ausências de curta duração;
  • o direito às pausas no tempo de trabalho e necessidade de intervenção do ME que garanta o que se encontra estabelecido na legislação laboral;
  • modelos de docência e autonomia pedagógica;
  • organização do setor;
  • escolarização das AEC e modelos alternativos de resposta social;
  • horários e condições de trabalho;
  • entrada precoce de alunos condicionais no primeiro ano de escolaridade;
  • semestralização dos anos letivos;
  • municipalização da Educação e do Ensino.

Foram ainda consideradas as realidades socioeducativas e a organização do setor nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira que apresentam particularidades de diverso tipo.

O encontro contou ainda com a presença, através de videoconferência, de um dirigente da Federación de Enseñanza de Comissiones Obreras, da Comunidade de Andaluzia, que apresentou a organização do setor naquela região espanhola, tendo o debate acentuado diferenças e insuficiências das duas realidades (portuguesa e espanhola).

 


28 de outubro de 2021

Encontro Nacional do 1.º CEB: A profissão em debate!

A Fenprof vai realizar, no dia 29 de outubro, em Lisboa, um Encontro Nacional de Quadros Sindicais (dirigentes e delegados sindicais do 1.º ciclo do ensino básico) para debater a situação no setor, as contradições internas de um ciclo de transição e as necessárias mudanças ao nível das condições de trabalho dos docentes e de exercício da profissão nas escolas.

Este encontro que contará com mais de uma centena de participantes é estratégico para a ação da Fenprof no setor. Em confronto estarão as realidades de diversos países europeus, sendo que terá a participação especial de um dirigente da Federación de Enseñanza de Comissiones Obreras, de Espanha, da Comunidade de Andaluzia, que intervirá e participará no debate sobre a realidade específica ao nível da organização do 1.º ciclo do ensino básico.

No Encontro haverá uma primeira análise dos resultados das respostas ao questionário que a Fenprof está a promover sobre este nível de ensino, contando já com mais de 3000 questionários validados naquele que será, provavelmente, um dos mais significativos estudos de opinião dos professores do 1.º CEB sobre a sua profissão e a organização setorial.


25 de outubro de 2021


11 de outubro de 2021

 Preencher o Questionário (até 25/out) 

[Clicar na imagem.]

Com o objetivo de avaliar a situação profissional dos docentes do 1.º CEB, debater propostas para resolver os problemas detetados e perspetivar formas de ação/luta a desenvolver, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) elaborou este questionário, esperando obter uma significativa amostra de opiniões dos docentes do setor.

Os resultados serão apresentados no Encontro Nacional de Dirigentes e Delegados Sindicais do 1.º CEB, a realizar no dia 29 de outubro, em Lisboa, e serão, naturalmente, objeto de divulgação pública.


 — Carta ao ME 

[Clicar na imagem.]

Entretanto, o Governo e o ME continuam a ignorar os professores em regime de monodocência e a negociação com a Fenprof. para resolução dos problemas no setor e na carreira.

Se ainda não o fez, subscreva a Carta ao Ministro da Educação e divulgue-a.



Anexos

Questionário 1.º CEB - Resultados Encontro Nacional do 1.º CEB (cartaz)

Partilha