9º Congresso Nacional dos Professores

Terminou o 9º Congresso da FENPROF, com a eleição do novo Conselho Nacional e do novo Secretariado Nacional e Secretário-Geral.

 

Para o Conselho Nacional, concorreram duas listas, tendo a lista A (proposta pelo SPN e pelo SPGL) obtido 41,3% dos votos e a lista E (proposta pelo SPRC, SPZS, SPM e SPRA) obtido 58% dos votos. Aplicado o método de Hondt, entraram pela lista A 28 conselheiros e pela lista E 40.

 

O novo Conselho Nacional da FENPROF, constituído por 113 membros, apresenta, na soma dos conselheiros eleitos em congresso e dos indicados pelas Direcções dos Sindicatos, 53 conselheiros afectos à lista A e 59 afectos à lista E. Não foi ainda indicado o conselheiro que representará o Sindicato dos Professores no Estrangeiro.

 

Na manhã de Sábado, dia 21, o Conselho Nacional tomou posse, tendo aparecido duas candidaturas a presidente. Mário David Soares obteve 57 votos e Rita Pestana obteve 53 votos. De seguida, foram eleitos o novo Secretariado Nacional e o novo Secretário-Geral, Mário Nogueira, com o escrutínio a registar 58 votos a favor e 52 contra.

 

O novo presidente do Conselho de Jurisdição da FENPROF é Manuel Menezes, do SPM. Este órgão, constituído pelo método de Hondt, tem 3 elementos afectos à Lista A (42,9%) e 4 afectos à lista E (57,1%).

 

Terminado o 9º Congresso, Manuela Mendonça, que encabeçou a candidatura «UMA FENPROF FORTE E COMBATIVA: prestigiar a educação, a escola e a profissão», divulgou neste mesmo site uma declaração de balanço da candidatura.

 

Os Conselheiros Nacionais organizados em torno da lista A, que correspondem a 47,3% por cento do actual Conselho Nacional da FENPROF, exercerão o seu mandato na defesa das propostas e princípios de política sindical com que se apresentaram aos professores e aos delegados ao congresso.

 

A Direcção do SPN

Partilha