21.º Aniversário: A prática artística na profissão docente

Partilha

Sindicato dos Professores do Norte / FENPROF

Comemorações do 21º aniversário do Sindicato dos Professores do Norte (SPN)

Pintura/Escultura

BRAGANÇA
20 /Nov/2003

Comemora-se no dia 17 de Novembro o 21º aniversário do SPN.

Expressão de um percurso pautado pela defesa dos direitos dos professores e pela afirmação de uma dignidade, tantas vezes questionada pela comunidade que servimos.

A escola é cada vez mais o ponto de confluência e por isso a face mais visível da complexidade e dos males de que enferma a sociedade contemporânea.

Professores e alunos transportam para o meio escolar o peso de uma tensão que as debilidades sócio-económicas, e a ausência de uma política coerente e eficaz, vão forjando. Cabe aos primeiros saber geri-la e encontrar as formas e os meios capazes de proporcionar a catarse necessária e estabelecer o equilíbrio obrigatório capaz de desenvolver estratégias conducentes ao estabelecimento de uma relação de empatia entre docentes, espaço pedagógico e alunos, da qual depende, em boa parte, o sucesso do acto educativo.

A arte é, neste contexto, um espaço aberto e privilegiado, pela pluralidade de manifestações e pelo mundo particular em que se move, onde não há fronteiras nem limites, nem tabus, nem constrangimentos. Aqui existe realmente diálogo, connosco e com o outro. Comunica-se, partilha-se, descobre-se.

Este é um mundo em tudo similar ao da actividade docente.

Talvez por isso a prática artística seja tão frequente entre os professores, tanto numa perspectiva profissional, como de mero passatempo.

Entendemos, por isso, que seria importante dar a conhecer a todos o trabalho de muitos, que fizeram da pintura e da escultura, a ponte entre o imaginário e a realidade, com particulares reflexos na sua vida profissional.

Foi com esta ideia que partimos para a realização de uma exposição colectiva, onde todos possamos partilhar e fruir com os colegas, esses momentos de criação e simultaneamente possamos, a partir deles, reflectir a importância da prática artística no contexto escolar.

 

Programa

Seminário ?A prática artística na profissão docente?
20 de Novembro de 2003

(Auditório Paulo Quintela)

09:30 ? Recepção

10:00 ? Porque a vida é uma tela branca

Georgina Pousa (professora, serviços educativos do Museu Abade de Baçal)

10:30 ? A arte na base de toda a forma natural de educação

Magda Henriques (professora, serviços educativos da Fundação Serralves)

Debate

14:15 ? A arte descobre a criança

Eurico Gonçalves (professor, formador, pintor, critico de arte, Centro de Arte Infantil da Gulbenkien)

Debate

16:00 ? Coffee break

16:30 ? Abertura da exposição colectiva de pintura/escultura

(Centro Cultural Municipal)

20:00 ? Jantar convívio

Contactos:

braganca@spn.pt

tel.:273 322 423

fax:273 311 194