Carta à Senhora Ministra sobre a necessidade de uma avaliação externa às políticas do Governo

Excelentíssima
Senhora Ministra da Educação

O Senhor Primeiro-Ministro afirmou ontem na Assembleia da República que faz sentido avaliar os resultados já conseguidos, por este Governo, na Educação. A FENPROF concorda com esse entendimento.

Acontece, contudo, que tanto o Senhor Primeiro-Ministro como Vª Exª se têm limitado a anunciar que o trabalho desenvolvido pelo Governo tem sido excelente, como excelentes são os resultados obtidos. Não é essa a opinião da FENPROF.

A aprovação de medidas que permitem estabelecer novas realidades estatísticas não é sinónimo de resolução dos problemas e, pelo contrário, camuflando-os, poderá mesmo levar a que se agravem.

O país não deve, não pode, manter-se nessa dúvida, sob pena de não solucionar os graves problemas que, na opinião da FENPROF, continuam a afectar o sistema educativo português, a criar dificuldades à organização pedagógica e ao funcionamento das escolas e a provocar uma crescente instabilidade profissional nos docentes.

É neste contexto que a FENPROF propõe ao Ministério da Educação e ao Governo que promovam a realização de uma avaliação externa das medidas por si tomadas, convidando, nesse sentido, avaliadores, nacionais ou internacionais, validados pelas duas partes.

Uma análise séria, rigorosa e independente dessas medidas contribuirá para demonstrar os seus verdadeiros resultados, sendo convicção da FENPROF que fará ruir o discurso optimista do Governo e do M.E. relativamente à situação que, alegadamente, se vive na Educação.

O Secretariado Nacional

Partilha