Concentração nacional de educadoras/es de infância | 5 de março

Partilha

5 de março de 2018

As Educadoras/es, hoje, como no passado, lutarão pelo respeito da sua profissão

Foram algumas dezenas as/os educadoras/as de infância que se manifestaram frente ao ME exigindo a passagem imediata da tutela pedagógica das creches do MTSS para o ME e reconhecimento do tempo de serviço dos educadores de infância em creche como serviço docente, valorizando, assim a educação dos 0 aos 3 anos, como um direito das crianças e não, apenas, como uma resposta social (ver Moção aprovada e enviada para todos os grupos parlamentares e para a Comissão de Educação e Ciência).

Até ao ano letivo 2016/2017, o ME reconhecia o tempo de serviço prestado em creche pelas/os educadoras/es de infância, desde que o mesmo ocorresse nas duas valências, creche e pré-escolar, com caráter sequencial e permanente. Porém, o Ministério da Educação deixou de reconhecer e certificar o referido tempo de serviço docente, o que se contesta.

(ver notícia completa)

    

23 de fevereiro de 2018
Aos/às Educadores/as a exercer funções em IPSS, Misericórdias e outras instituições de cariz privado ou cooperativo

 

CONCENTRAÇÃO NACIONAL

Junto ao Ministério da Educação (Lisboa – Av. Infante Santo nº 2)

5 de março (segunda-feira) – 15 h

Dando expressão a uma reivindicação de sempre, a Fenprof vai promover uma Concentração – no dia 5 de março, junto ao ME –, no sentido de exigir a consideração do tempo de serviço prestado em contexto de creche como serviço docente, valorizando, deste modo, a educação dos 0 aos 3 anos como um direito das crianças e não apenas como uma resposta social. Exige-se, igualmente, a passagem imediata da tutela pedagógica das creches do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS) para o ME.

Com o intuito de permitir aos/às educadores/as de infância a exercer funções em IPSS's, Misericórdias e outras instituições de cariz privado e/ou cooperativo a possibilidade de se deslocarem a Lisboa, a Federação apresentou um pré-aviso de greve, enviado às associações patronais, ao ME e MTSS (entre outras).

 

Luta pelo reconhecimento da tua profissão!

Participa! Juntos somos mais fortes!

 

 

 

 

Anexos

Moção Educadores Pré-aviso de greve 5 de março 2018