Falta de professores (JFC)
16 de setembro de 2025
É ou não possível saber quantos professores estão em falta e quantos alunos são afetados com essa ausência?
Sim, mesmo sabendo que são estimativas, mas credíveis e muito próximas da realidade.
Os dados estão disponíveis, diariamente, numa plataforma para onde as escolas enviam as suas necessidades de professores em falta, à qual é possível aceder.
Depois, é só fazer as contas: o número de horários em falta, o correspondente número de horas, o total de turmas e o número de alunos afetados.
Podemos tentar ignorar isto e, numa frase, dizer algo e o seu contrário: por exemplo, noventa e oito ou noventa e nove por cento das escolas têm todos os professores, mas os números que existem não são fiáveis, dizer que o que conta são os sumários ou dizer ainda que quem fala em falta de professores são os detratores da escola pública.
Isto pode ter duas explicações: ou desconhece-se a realidade ou ignoram-se e escondem- os números porque não se tem soluções para resolver um problema que se agrava e não se admite o rotundo fracasso das soluções já apresentadas.
José Feliciano Costa
CORREIO DA EDUCAÇÃO
16/set — Falta de professores (JFC)
09/set — Questões de classe (FG)
02/set — E as crianças senhor? (JFC)
26/ago — O diabo da realidade (FG)
19/ago — O plano está traçado (JFC)
12/ago — A logica de Montenegro (FG)
05/ago — A reforma do Estado (JFC)
29/jul — Educação sexual (FG)
22/jul — Um passo maior que a perna (JFC)
15/jul — Cortinas de fumo (FG)
08/jul — Os números não enganam, a falta de professores é real e agrava-se (JFC)
01/jul — Factos & Mitos (FG)
24/jun — A Escola (JFC)
17/jun — Os exames e a avaliação (FG)
10/jun — Velhos problemas (JFC)