Cortinas de fumo
15 de julho de 2025
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação tem usado e abusado de cortinas de fumo, provavelmente com a ideia de que agigantando questões menores consegue esconder as maiores.
Em vez de abordar o problema da falta de professores, discute a impossibilidade de encontrar o número rigoroso de alunos sem professor. Em vez de deixar às escolas as decisões em torno da utilização dos smartphones, avança com proibições por decreto. Em vez de explicar com que recursos responde ao aumento do insucesso escolar no 9.º ano, cria aprendizagens essenciais para a disciplina de cidadania e desenvolvimento.
A República e a Democracia perigaram com a antiga disciplina de cidadania e desenvolvimento e vão, agora, com a nova, alcançar o Olimpo? Claro, as escolas e os professores nem conhecem os textos fundamentais da humanidade nem as regras de convivência social... E quanto às aulas não dadas e aos apoios educativos inexistentes, para alunos que deles necessitam, por falta de professores? Nada a fazer! Ainda não foi encontrado o número científico de alunos sem aulas por falta de professor.
Francisco Gonçalves
CORREIO DA EDUCAÇÃO
15/jul — Cortinas de fumo (FG)
08/jul — Os números não enganam, a falta de professores é real e agrava-se (JFC)
01/jul — Factos & Mitos (FG)
24/jun — A Escola (JFC)
17/jun — Os exames e a avaliação (FG)
10/jun — Velhos problemas (JFC)