Docentes na concentração da Administração Pública (20/mai)

17 de maio de 2021

Educadores, professores e investigadores participarão, em 20 de maio, na concentração da Administração Pública, associando-se, dessa forma, à jornada de luta convocada.

Os docentes são, maioritariamente, trabalhadores com vínculo ao Estado. Por isso são trabalhadores da Administração Pública que, como os demais, vivem problemas que afetam, por exemplo, a sua estabilidade profissional, com elevadas taxas de precariedade. No entanto, outras questões há, de caráter mais específico, como o enquadramento e desenvolvimento da carreira ou o envelhecimento que caracteriza a profissão e a vida das escolas. Tal como todos os trabalhadores da Administração Pública, os profissionais da Educação debatem-se com problemas que afetam as suas condições de trabalho e, também eles, têm sofrido a desvalorização da sua remuneração.

Face às políticas que têm sido impostas na Educação, no Ensino e na Ciência e às medidas (ou ausência delas) que têm dificultado a vida profissional e pessoal dos docentes e investigadores, estes, representados pela Fenprof, têm, insistentemente, apresentando propostas concretas ao governo. E perante o bloqueio à negociação imposto pelo Ministério da Educação, mas, também, à falta de soluções adequadas por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estes os profissionais têm vindo a desenvolver uma forte ação reivindicativa, como a realização de:

  • uma greve nacional (11/dez);
  • um plenário nacional de docentes (13/jan);
  • um ciclo de debates (jan a mai);
  • a iniciativa «Rostos da Precariedade»;
  • uma concentração de investigadores (16/abr);
  • a Ação Nacional de Luta – Tempo de Agir (24/abr);
  • a ação Maio, Mês de Luta – Tempo de Mudar (todas as quintas-feiras).

No âmbito da Administração Pública, sindicatos da Fenprof têm, também participado em diversas ações. Ora, tão forte, rica e diversificada ação, ora específica, ora convergente, impõe uma articulação entre os seus diversos planos, o que implica decisões sobre a forma de concretizar cada uma delas, tendo em conta condições objetivas, subjetivas e a própria calendarização, tendo em conta a oportunidade.

Neste quadro, a Fenprof entendeu convergir com os sindicatos da Administração Pública, marcando presença na concentração convocada para o dia 20 de maio, pelas 15 horas. Será esta a forma de participação dos docentes na luta da Administração Pública. Assim, mesmo não se concretizando através da greve, a Fenprof manifesta a total solidariedade com os grupos profissionais que optaram por essa ação, tendo em conta, também, as dinâmicas negociais em causa.


Partilha