Ensino Superior de Luta

Partilha

É necessário um financiamento público adequado a um Ensino Superior Público de qualidade, de todos e para todos

 

O clima de ruptura entre instituições e o Ministério da Educação e Ciência é sintomático da crise gerada pelas políticas actuais, que põem em causa o funcionamento das instituições de ensino superior público e comprometem a sua missão enquanto motores do desenvolvimento social, económico, cultural e científico do país e dos portugueses.

Portugal é um dos países mais desiguais no acesso à educação superior.

Portugal é um dos países da OCDE onde o Estado investe menos no Ensino Superior por estudante e onde o investimento das famílias tem de ser maior.

Neste contexto e no âmbito da Semana de Luto e de Expressão de Revolta, promovida pela FENPROF entre 19 e 25 de Novembro, a anteceder a aprovação do OE2014, o Sindicato dos Professores do Norte, realizou no passado dia 22 de Novembro, uma acção de sensibilização junto da comunidade académica à porta da Faculdade de Letras da Universidade do Porto sob o lema Ensino Superior é imprescindível, não pode ter mais cortes!.

Para o SPN e a FENPROF, é necessário, no imediato:

  • Reverter os cortes nos orçamentos das Universidades e dos Politécnicos;
  • Permitir que as Instituições do Ensino Superior, no quadro da sua autonomia, procedam às contratações necessárias ao seu funcionamento;
  • Permitir o cumprimento do período transitório e dos estatutos de carreira dos docentes e investigadores;
  • Garantir o financiamento plurianual da investigação, numa base de estabilidade;
  • Garantir condições adequadas ao acesso e frequência do ensino superior público de qualidade, com mais financiamento, e mais e melhor acção social escolar.

Portugal precisa de mais e não de menos Ensino Superior, para que se que cumpra o seu papel no desenvolvimento social, económico, cultural e científico do país.

Continuaremos a promover iniciativas que unam toda a comunidade académica em defesa de um ensino superior público de qualidade, de todos e para todos.

Departamento do Ensino Superior do SPN