Legislativas/2025 — O apagão da Educação!
06 de maio de 2025
Apesar da grave situação que se vive na Educação, esta setor esteve ausente dos debates realizados no período de pré-campanha. Este silêncio, para a Fenprof, não advoga nada de positivo para o futuro, no que concerne à Escola Pública e aos (muitos) problemas que afetam os professores, a começar pela falta destes. Por isso, a Fenprof promove uma conferência de imprensa.
Conferência de Imprensa
9 de maio (sexta-feira) | 11h30
Sede da Fenprof
A Educação, e a situação que nela se vive, decorrente da manutenção ou mesmo agudização de diversos problemas, designadamente a crescente falta de investimento na valorização da profissão e da carreira, com reflexos diretos na crescente falta de professores nas escolas, esteve praticamente ausente dos debates realizados no período de pré-campanha.
Para a Fenprof, este silêncio não advoga nada de positivo para o futuro, pois o problema da falta de professores, entre outros que afetam a Escola Pública, tende a agravar-se pela falta de coragem política do governo ainda em funções para tomar as medidas adequadas à sua superação. Este agravamento ficou bem visível nas listas provisórias divulgadas recentemente, no âmbito dos concursos de professores para colocação de docentes no ano letivo 2025-2026.
Sobre o problema da falta de professores, e depois de ler os programas dos partidos para perceber quais as medidas que preveem para o combater, a Federação promove uma conferência de imprensa.