Não à humilhação da PACC!

 


2ª feira, 16.dezembro

 

Ação pública: denúncia, protesto, mobilização

Não à humilhação da PACC!

Visando retirar eficácia à greve convocada para o dia 18 de dezembro pela maioria das organizações sindicais de professores, o Ministério da Educação e Ciência tem vindo a alargar o universo das escolas onde pretende realizar a “prova de avaliação de conhecimentos e capacidades” (PACC).

Neste contexto, o SPN vai realizar uma ação pública de denúncia/protesto e de mobilização de todos os docentes de escolas/agrupamentos em que o MEC pretende concretizar a PACC, apelando a que – se forem convocados – requeiram a escusa de tarefas na realização da “prova” e, em último recurso, se recusem a vigiar os seus colegas, aderindo à greve.

Serão afixadas faixas junto a estabelecimentos selecionados pelo MEC, onde estarão presentes dirigentes e ativistas sindicais e docentes que – para seguirem a carreira profissional que elegeram e para que já estão profissionalmente habilitados – serão forçados a sofrer a humilhação que o MEC, o Governo e a maioria parlamentar lhes pretendem impor.

Recordamos que a imposição da PACC tem merecido o repúdio generalizado dos professores/educadores:

porque é inadequada à especificidade da profissão docente, visando fundamentalmente afastar mais professores do ensino; porque põe em causa a qualidade da formação inicial dos docentes e das instituições que a ministram, afetando a imagem dos professores junto dos alunos e da opinião pública; porque é mais um passo na estratégia de descredibilização e desvalorização do ensino público; porque se o MEC conseguir impor a prova aos docentes contratados, no futuro, facilmente a estenderá aos dos quadros.

Por tudo isto, o SPN considera fundamental que todos os professores e educadores dos quadros assumam a luta contra a PACC também como sua, recusando viabilizar a sua vigilância e posterior correção.

 

Porto. EB2/3/Sec. Clara de Resende, 10h

 com a presença da coordenadora do SPN

BRAGA. Escola Secundária Dª Maria II, 11h BRAGANÇA. Escola Secundária Abade de Baçal, 10h CAMINHA. EB2/3/Sec. de Caminha, 10h CHAVES. Escola Secundária Dr. Júlio Martins ESPINHO. Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, 15h30 GUIMARÃES. Escola Secundária Francisco de Holanda, 11h STA. MARIA DA FEIRA. Entre a Escola Secundária e a EB2/3 Fernando Pessoa, 15h VILA REAL. Escola Secundária Morgado de Mateus, 10h

 

 

‘A direção do SPN

António Baldaia

Partilha