Manifestação contra o aumento das propinas de mestrado na FCUP (6/out)

7 de outubro de 2020

Manifestação contra o aumento das propinas de mestrado na FCUP

As propinas de mestrado da FCUP aumentaram este ano e a direção da faculdade confirmou que os aumentos não ficarão por aqui. O aumento do valor das propinas foi, igualmente, aplicado a quem se encontra a frequentar do ciclo de estudos. Esta decisão foi tomada, sem qualquer aviso prévio, numa altura de grande fragilidade económica, tornando a situação impraticável para muitos alunos, que poderão ter de desistir do mestrado. A bolsa da DGES não resolve esta situação porque não cobre o valor das propinas, nem tem em conta o valor a pagar em cada mestrado. É vergonhoso isto acontecer numa universidade pública onde o mérito individual deveria ter mais peso do que a situação económica dos alunos.


1 de outubro de 2020

Não ao aumento de propinas de mestrado da FCUP

O Sindicato dos Professores do Norte tomou conhecimento do aumento do valor das propinas para os estudantes de mestrado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e solidariza-se com os estudantes, divulgando PetiçãoManifestação.

Este aumento aplica-se quer a novas inscrições quer a estudantes que já estavam a frequentar um mestrado, caso em que estamos perante uma alteração de valores a meio do ciclo de estudos. Além da medida em si, há que considerar que, no contexto pandémico em que vivemos, muitas famílias perderam rendimentos, o que vai dificultar ou mesmo impossibilitar a frequência dos jovens destas famílias.

Para os estudantes internacionais, maioritariamente provenientes do Brasil e dos PALOP, podemos estar perante aumentos superiores a 1500 euros anuais. Além da falta de reconhecimento da situação económica de muitos destes jovens, a UP toma uma decisão que, na prática, vai reduzir a atratividade internacional dos seus cursos.

Este aumento é tanto mais incompreensível quanto o governo decidiu, e bem, reduzir o valor das propinas para estudantes de licenciatura. Vem agora a UP, ao arrepio da política governamental de incrementar o acesso e formação dos jovens ao nível do ensino superior, aumentar o valor das propinas de mestrado. Se a UP considera que não recebe do estado um financiamento adequado, devia denunciar o subfinanciamento, em vez de passar os custos para os estudantes.

O SPN não pode deixar de condenar que uma decisão com tão graves implicações na vida dos estudantes não tenha sido discutida publicamente nem tenha tido em atenção as graves dificuldades económicas que as famílias passam atualmente.

Neste contexto, o SPN divulga a Petição que está a ser promovida e a Manifestação contra o aumento das propinas de mestrado que vai ocorrer a partir das 15h do dia 6 de outubro (terça-feira), em frente à Reitoria da Universidade do Porto.

O SPN vem, assim, publicamente solidarizar-se com a luta dos estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e reafirmar a importância da missão pública do ensino superior, nomeadamente no que concerne ao acesso e à frequência, na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Departamento de Ensino Superior do SPN

 

Partilha