Nelson Mandela (1918-2013)

Partilha

“A educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”.

                                                   Nelson Mandela

Faleceu ontem à noite, 5 de Dezembro de 2013, uma das figuras políticas mais proeminentes do mundo dos séculos XX e XXI – Nelson Mandela.

Madiba, como carinhosamente era tratado pelo seu povo o lutador incansável pela paz, pela justiça, pela liberdade e pela igualdade entre todos os seres humanos, faleceu aos 95 anos, vencido pelos problemas respiratórios que o vinham afetando nos últimos meses.

Partiu, fisicamente, do convívio com todos nós, e com o povo sul-africano – o seu povo, maioritariamente negro mas também branco, o mesmo povo que ele conduziu da segregação à união, com a sabedoria dos que acreditam em si porque acreditam nos outros, com a serenidade e a humildade que só os grandes homens são capazes de ter – mas não se afastará nunca do pensamento de todos os que aprenderam com o seu exemplo e, por isso também, o souberam amar.

A Direção do Sindicato dos Professores do Norte, SPN, manifesta o seu profundo pesar pela morte deste grande líder e apresenta sentidas condolências à sua família e ao seu povo.

 

6 de dezembro de 2013