Posição do Sindicato

Partilha

A questão dos Professores Contratados e Desempregados é uma situação que atravessa verticalmente todos os níveis de ensino, mas que se sente de maneira mais premente nos 2º /3º ciclos e Secundário. É também, uma situação que é condicionada por muitos e variados motivos, sendo igualmente uma questão que exige vontade política de agir em defesa de uma escola pública de qualidade.

O Sindicato dos Professores do Norte, membro da FENPROF, defende :

  • A criação de um regime de Vinculação Dinâmica para os Docentes Profissionalizados ou com habilitação própria e com dois de serviço, e também para todos os docentes com habilitação suficiente que completem 6 anos de serviço, estando neste caso obrigados a completar a formação que o ME deverá proporcionar.
  • A reestruturação dos quadros das escolas e zonas pedagógicas de acordo com as novas exigências e responsabilidades que as escolas são obrigadas a assumir. Hoje o número de professores por escola não pode ser definido pela simples contabilização do número de alunos- a contabilidade tem que ser feita de forma a que seja possível às escolas proporcionar um efectivo serviço público de educação com a qualidade que lhe é exigida.
  • O reconhecimento imediato das classificações profissionais obtidas pelos professores do Curso de Qualificação em Ciências da Educação em regime de voluntariado da U. Aberta, à medida que perfaçam 6 anos de serviço.